Dados da Secretaria de Estado da Saúde revelam que número de casos registrados de gripe H1N1 aumentaram 18% na úlltima semana
Da Redação
© Portal Cambé
Mais dois óbitos em decorrência da Gripe A foram registrados na semana passada no PR
O número de casos registrados de gripe H1N1 no Paraná aumentou 18,2% na última semana. É o que revela o boletim informativo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo o relatório, o estado registrou 139 novos casos e duas mortes em decorrência da gripe A entre os dias 14 e 20 de julho. No total, o Paraná já contabilizou 899 casos e 25 mortes devido à doença. Um dos óbitos ocorreu em Irati, onde um homem, de 55 morreu após na quarta-feira, 11, depois de permanecer internado durante nove dias na Santa de Casa.
Neste ano, conforme dados da 4ª regional de Saúde já foram identificados nove casos de Gripe A-H1N1 nos municípios da região. Três deles em Imbituva, dois em Rio Azul e Guamiranga, e um nos municípios de Irati e Rebouças. Outro subtipo da gripe que possui casos confirmados na região é o vírus H3. Até o momento são 13 notificações registradas. Uma delas em Rebouças, três em Guamiranga e nove em Imbituva.
De acordo com o chefe da 4ª regional, João Almeida Junior, todos os óbitos em função da Gripe A tiveram uma comorbidade, ou seja, outra doença associada.
“Eles não tiveram apenas gripe. Esse paciente de Irati era fumante há muito tempo. Fumava fumo de rolo com palha e papel comum. Ele tinha alguns problemas pulmonares que piorou ainda mais a situação. Os outros que morreram de gripe A também tinham alguma outra doença que associada a gripe agravou tanto a gripe como a doença do paciente”, comenta.
De acordo com a secretaria estadual de Saúde, apesar do aumento no número de casos a situação epidemiológica atual não se compara com a de 2009. Há maior vigilância e um protocolo de tratamento antiviral para todos os casos de suspeitos de síndrome gripal.
Segundo o chefe da 4ª regional todo tipo de gripe até a sazonal pode levar ao óbito desde que não tratada. Por isso, ele pede a todas as pessoas que fiquem atentas as formas de prevenção contra a doença.
Casos em Irati e região
Vale ressaltar que desde o início do ano 14 casos suspeitos de Gripe A foram notificados em Irati. No entanto, somente um deles- justamente o que resultou na morte de um homem, de 55 anos, na quarta-feira, 11-, foi confirmado até agora. No ano passado 21 casos foram notificados, mas nenhum deles foi confirmado. Em 2009, no auge da epidemia do vírus H1N1, mais de 200 casos de Gripe A foram registrados em Irati, que resultaram na morte de três pessoas.
Para prevenir a gripe é importante lavar bem as mãos, usar álcool gel e manter os ambientes sempre ventilados. No caso de qualquer sintoma repentino da doença como febre alta, a recomendação é procurar um médico ou uma unidade de saúde mais próxima.