Péricles aparece com 10 pontos à frente de Marcelo Rangel

Pesquisa do Instituto DataSonda mostra Péricles com 48,63% contra 38,65% do candidato Marcelo Rangel. Margem…

27 de outubro de 2012 às 08h56m

Pesquisa do Instituto DataSonda mostra Péricles com 48,63% contra 38,65% do candidato Marcelo Rangel. Margem de erro da amostragem é de 4,11%
Da Redação

Prefeito de Ponta Grossa entre 2001 e 2004, Péricles de Holleben Mello (PT), aparece como favorito para vencer as eleições majoritárias da cidade. Uma nova pesquisa de intenção de voto divulgada dois dias antes dos ponta-grossenses irem as urnas mostra que o candidato da coligação “Viva Ponta Grossa”, aparece com dez pontos percentuais de vantagem sobre Marcelo Rangel (PPS).

Durante a pesquisa o Instituto DataSonda perguntou aos eleitores “se o segundo turno fosse hoje em quem você votaria para prefeito de Ponta Grossa”. A amostragem foi feita de forma estimulada, quando os nomes dos candidatos que concorrem ao cargo são apresentados aos entrevistados. Péricles apareceu em primeiro lugar com 48,63% dos votos contra 38,65% de Rangel. Brancos e nulos somaram 6,73% e 5,9% preferiram não responder o questionário aplicado pelo Instituto.

© Ilustração

Dados da pesquisa do Instituto DataSonda divulgada na sexta-feira, 26

A pesquisa registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 700/2012, foi realizada com 400 eleitores entre os dias 23 e 25 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de 4,11% para mais ou para menos. O custo da pesquisa foi de R$ 6 mil, valor pago pelo próprio Instituto.

Os dados da pesquisa do Instituto DataSonda chegaram a ser alvo de impugnação na Zona Eleitoral de Ponta Grossa, porém, os dados foram liberados pelo juiz eleitoral Hélio Engelhardt.

A situação foi à mesma ocorrida em Irati, quando duas pesquisas de intenção de voto chegaram a ser impugnadas.  As amostragens foram liberadas pelo Tribunal Eleitoral do Paraná.

Pesquisa Ibope

O resultado da pesquisa do Instituto DataSonda apresentou resultados semelhantes a uma amostragem do Ibope. Na pesquisa realizada entre os 17 e 19 de outubro, Péricles ficou em primeiro lugar com 49% contra 40% do candidato Marcelo Rangel (PPS). Brancos e nulos somaram 6%.

Considerando apenas os votos válidos, a vantagem de Péricles foi ainda maior. O petista somou dez pontos percentuais de vantagem para o seu oponente (55 a 45%). Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Equilíbrio

No primeiro turno a disputa entre Péricles e Rangel foi acirrada. O candidato do PPS teve 33,44% dos votos válidos, e o petista ficou com 32,42%.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.