Em disputa apertada, Rangel vence Péricles com diferença de apenas 1.682 votos

Com uma diferença de menos de um por cento dos votos, Marcelo Rangel (PPS) venceu…

28 de outubro de 2012 às 08h15m

Com uma diferença de menos de um por cento dos votos, Marcelo Rangel (PPS) venceu a disputa sobre o petista Péricles de Holleben Mello
Rodrigo Zub

© Folha de Londrina

Pela primeira vez concorrendo ao cargo de prefeito, Rangel foi eleito com 88.611 votos
A última pesquisa Ibope divulgada na véspera das eleições dava indícios que a disputa em Ponta Grossa seria acirrada. A expectativa se confirmou e apenas 1.682 votos separaram o prefeito eleito e o segundo colocado. Com 88.611 votos, Marcelo Rangel (PPS) será o sucessor de Pedro Wosgrau Filho, a partir de 2013. Péricles de Holleben Mello terminou em 2º lugar na preferência do eleitor ponta-grossense com 86.929 votos.

Perfil

Marcelo Rangel nasceu no dia 12 de setembro de 1971 em Ponta Grossa. Bacharel em direito formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Rangel atua como profissional do rádio desde 1986, além de ter trabalhado como administrador do ramo de alimentação e comunicação. Ele também é irmão do deputado federal Sandro Alex (PPS), que foi candidato à prefeitura de Ponta Grossa, nas eleições de 2008. Mesmo eleito como deputado estadual, Rangel jamais se desligou da área de comunicação, continuando com sua atividade regular de apresentador de programas pelas rádios Mundial FM e Central do Paraná AM, ambas de Ponta Grossa.

No sábado, 27, a segunda pesquisa Ibope encomendada pela RPC/TV indicou um empate técnico entre os postulantes ao cargo de prefeito de Ponta Grossa. Ambos apareceram na amostragem com 50% dos votos válidos. Nas urnas o resultado foi bastante apertado com diferença de menos de um por cento dos votos (50,48% de Rangel contra 49,52% de Péricles).

A disputa pela prefeitura de Ponta Grossa foi bastante disputada desde o 1º turno. Na oportunidade, Rangel e Péricles passaram ao 2º turno com uma diferencia mínima sobre o candidato Márcio Pauliki, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Rangel foi o primeiro com 59.633 votos, seguido de Péricles 57.811 e Pauliki 53.517.

Críticas

Após o resultado das eleições, Péricles disse que saiu da disputa fortalecido e com a consciência tranquila, mas lamentou o fato de não ter rebatido as críticas de Rangel e seu staff. “Talvez eu pudesse ter respondido às agressões, mas nós analisamos que não era necessário. Não é verdade que eu poderia ter os meus direitos políticos cassados. Sou ficha limpa e este detalhe eu poderia ter respondido com mais força”, relatou.

Prefeito entre 2001 e 2014, Péricles retornará a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) em 2013. Nas eleições 2010, o petista foi eleito deputado estadual com 48.806 votos. “Se eu fosse eleito, a participação popular ia avançar muito. Eu agradeço a população de Ponta Grossa, que me deu praticamente 50% dos votos. Eu, como deputado [estadual], vou dedicar o melhor de mim a Ponta Grossa”, ressalta.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.