Oziel Neivert e Ivanor Muller serão diplomados nesta quinta-feira

Prefeitos de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares irão receber o documento atestando que estão aptos…

21 de novembro de 2012 às 11h25m

Prefeitos de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares irão receber o documento atestando que estão aptos a tomar posse do cargo ao qual foram eleitos no dia 7 de outubro
Rodrigo Zub

© DivulgaCand

Oziel Neivert (PSD) prefeito eleito em Fernandes Pinheiro
Oziel Neivert e Ivanor Muller (ambos do PSD) serão os primeiros prefeitos da região Centro-Sul diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ambos irão receber o documento atestando que estão aptos a tomar posse do cargo ao qual foram eleitos nas urnas nesta quinta-feira, 22.

Diplomação

De acordo com os cartórios eleitorais, em todo o Brasil, a diplomação deve ocorrer até o dia 18 de dezembro. Já a posse acontece no dia 1º de janeiro de 2013. O mandato vai até 2016.

Diplomação x posse

As duas cerimônias são bem diferentes. A diplomação, como o próprio nome diz, é um documento que os políticos recebem e que os habilita a exercerem aquele cargo, atestando que o candidato eleito está apto a tomar posse do cargo ao qual foi eleito nas urnas.

Segundo informações do Cartório Eleitoral de Teixeira Soares, que responde pelo município sede e também por Fernandes Pinheiro, todos os candidatos eleitos tiveram as prestação de contas aprovadas pelo Juiz Eleitoral.

Quem deve prestar contas

De acordo com a Resolução TSE 23.376/12, deve prestar contas todo candidato que solicitou registro, mesmo quem tenha renunciado, desistido da candidatura, sido substituído, ou quem teve o seu registro indeferido ou não realizou campanha. Os partidos políticos e comitês financeiros também têm a obrigação de prestar contas.

A cerimônia de posse do novo prefeito, vice e dos vereadores em eleitos em Fernandes Pinheiro acontece a partir das 10 h na Câmara de Vereadores. Já em Teixeira Soares, o evento acontece às 13h30 também na Casa de Leis.

Em Fernandes Pinheiro, além da diplomação do novo prefeito, Oziel Neivert, e do seu vice Osmar Vaz Ferreira (PSC), também recebem o documento os cinco vereadores reeleitos, Rosene Pabis (Bolo) e Jeferson Pires (ambos do PP), a atual presidente da Câmara, Queila Lovato (PDT), Celso Hoppe, também do PDT e Arildo (PSD). Betinho (PP) que já foi suplente durante uma legislatura e os estreantes Izaias Kuller (PSC), Osiel Gomes e Márcia Déa (ambos do PSDB) também serão diplomados.

Já em Teixeira Soares os candidatos eleitos foram: o prefeito reeleito, Ivanor Muller (PSD), o vice-prefeito, José Mauricio Marchinski (PP), e os vereadores: professor Claudinei (PMN), Carlinhos Corte (DEM), Bartolomeu Pereira (PSDB), Ademilson Pires (DEM), Getúlio (PSB), Enfermeira Marize (PSD), Zé do Baratão (PT), Cecília (PMDB) e Alvir Tomas (PR). Desses, apenas Zé do Baratão irá assumir pela primeira vez uma cadeira no legislativo. Cecília, Marize, Carlinhos, Bartolomeu e Ademilson já foram vereadores em pelo menos uma legislatura. Alvir Tomas e Getúlio foram suplentes durante uma oportunidade.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.