Em Rebouças, ato solene aconteça na segunda-feira, 26, enquanto que os eleitos em Rio Azul serão diplomados na terça-feira, 27. Dois eventos acontecem na Câmara de Vereadores dos respectivos municípios às 19 h30
Rodrigo Zub, com reportagem de Luiz Fernando Castagnoli
© Ilustração
Diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral nas eleições deste ano
A população dos municípios de Rebouças e Rio Azul irão acompanhar nesta semana a diplomação dos candidatos eleitos no dia 7 de outubro. Os prefeitos, vices, vereadores e os suplentes recebem o documento emitido pela Justiça Eleitoral, comprovando que estão aptos a exercer mandato nos próximos quatro anos.
Eleitos
Em Rebouças serão diplomados o novo prefeito, Claudemir dos Santos Herthel (PSDB), e seu vice Antonio Oliveira Padilha (PMDB). Além dos dois, os vereadores eleitos, André Piskorz (PSDB), Professor Ricardo (PT), Laércio do Sindicato (PT), Fábio Chiqueto (PSD), Professor Sérgio (PP), Silvio (PMDB), Luiza Andrade (PP), Jader Molinari (PP) e Professora Ana Maria (DEM) também recebem o diploma.
Já em Rio Azul os candidatos eleitos foram: o prefeito Silvio Paulo Girardi (PSC), vice, Antonio Galdino França Junior (PMDB), e os vereadores, Renato (PP), Jair Boni (DEM), Thétho (PSD), Léo do Hospital (PT), Sérgio Mazur (PPS), Leandro Jasinski (PSD), Pedro Iantas (PMDB), Jane Solda (PSDB) e Amauri Domingues (PT).
De acordo com os cartórios eleitorais, em todo o Brasil, a diplomação deve ocorrer até o dia 18 de dezembro. Já a posse acontece no dia 1º de janeiro de 2013. O mandato vai até 2016.
Diplomação x posse
As duas cerimônias são bem diferentes. A diplomação, como o próprio nome diz, é um documento que os políticos recebem e que os habilita a exercerem aquele cargo, atestando que o candidato eleito está apto a tomar posse do cargo ao qual foi eleito nas urnas.
Após as duas solenidades, começam, então, os trabalhos no Executivo e Legislativo. Os vereadores André Piskorz em Rebouças, e Renato em Rio Azul, que foram os mais votados presidem a primeira sessão da Câmara de 2013 quando serão eleitos o presidente da Casa, vice-presidente e secretários.
Em Rebouças, a diplomação acontece na segunda-feira, 26, às 19h30. Já em Rio Azul, os eleitos serão diplomados na terça-feira, 27, no mesmo horário. Os dois eventos serão realizados na Câmara de Vereadores dos respectivos municípios.
O Chefe do Cartório Eleitoral de Rebouças, Marco Aurélio Kanever, explica que os eleitos deverão apresentar o documento recebido durante a diplomação na cerimônia de posse no dia 1º de janeiro de 2013. Segundo ele, uma pessoa é designada para representar a Justiça Eleitoral no dia da posse para presidir a sessão solene. Neste caso, o representante será o vereador mais velho, presidente da Câmara ou algum critério determinado pela legislação de cada município.
Kanever destaca que a diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral nas eleições deste ano. Mesmo assim, ele confirma que existe a possibilidade de recursos pendentes serem julgados. A diplomação também não é um ato definitivo. “Ela [diplomação] pode ser revogada ou invalidada. É uma decisão que ainda cabe recurso”, lembra. O chefe do Cartório Eleitoral revela que nos municípios de Rebouças e Rio Azul, não há nenhum registro de candidatura pendente que possa influenciar nos resultados das urnas.
Kanever ainda aproveita para convidar toda a população para acompanhar a cerimônia de diplomação. Ele destaca que a importância da cerimônia é tão grande que a Justiça Eleitoral resolveu dar a oportunidade para que o evento aconteça em Rio Azul. “Nas últimas eleições, os eleitos de Rio Azul e Rebouças receberam a diplomação numa cerimônia simultânea que aconteceu em Rebouças. Agora estamos privilegiando a população dos dois municípios”, enaltece.
Sugestão de correção