João Orestes Fenker, marido de Telma Fenker, nova prefeita de Guamiranga, foi chefe do executivo durante duas legislaturas consecutivas 2001-2004 e 2005-2008
Rodrigo Zub
A primeira mulher a comandar o executivo de Guamiranga desde a emancipação política do município em 1995 resolveu seguir uma prática polêmica que tem se repetido na política paranaense nos últimos anos: a nomeação de parentes para a equipe de governo. O fato curioso é que seu marido, João Orestes Fenker, ex-chefe do executivo durante duas legislaturas consecutivas, 2001-2004 e 2005-2008, foi nomeado para comandar a secretaria de Obras.
Mais cinco nomes do secretariado de Telma, foram anunciados para compor o quadro da nova administração guamiranguense. Andrea Pontarolo (secretária de Assistência Social), Tania Maria Ragugnetti, (secretária de Saúde), Elizabete Paladino, (secretária de Educação); Arno Bonetti, (secretário de Agricultura), e Juliano Gumieiro, secretário de Administração e Finanças.
Mulher na política
© DivulgaCand
Telma Fenker será a primeira mulher a comandar a prefeitura de Guamiranga
Em entrevista ao jornal Folha de Irati, Telma afirmou que terá uma responsabilidade grande em representar as mulheres na política regional. A nova prefeita de Guamiranga foi à única mulher eleita como prefeita na região Centro-Sul. “É uma responsabilidade muito grande também porque temos que mostrar a nossa força e que a mulher também pode”, disse. Ele ainda enalteceu a população e afirmou que seu objetivo será trabalhar a serviço do povo.
Relação com a Câmara
Questionada sobre a escolha do iratiense, Luis Antonio Panko (PTB), como novo Presidente da Câmara, Telma relatou que pretende manter o diálogo com o poder legislativo independente do partido ou dos vereadores que comandem a Casa de Leis: “Nosso partido é Guamiranga”, ponderou.
Transição
A prefeita conta que pretende dar atenção especial aos setores de saúde e estradas rurais em seus primeiros meses de gestão. Ela também relata que não sabe como está a situação financeira da prefeitura, assim como o quadro do funcionalismo municipal e o desenvolvimento dos trabalhos das secretarias municipais, pois não houve processo de transição entre sua administração e do ex-prefeito Rui Machado. “Eu protocolei um pedido e foram passadas pequenas coisas, meia hora por dia durante três dias”, conta.
Eleição
Telma Fenker foi eleita com 3.116 votos (55,62% dos votos válidos). A candidata do PSDB derrotou o atual prefeito Ruy Machado do Nascimento, que terminou em 2º lugar com 2.468 votos (44,38%).