Geralmente apimentadas, as novelas mexicanas possuem um enredo caracterizado por romances conturbados e com uma boa dose de drama e emoção. Muitos casos se arrastam por vários anos na trama e terminam sem solução. Esse parece ser o caso das obras de pavimentação da PR-364, entre os municípios de Irati e São Mateus do Sul. Desde a década de 1970 a população luta para que o trecho de 47 km seja asfaltado. Agora parece que finalmente a obra irá sair do papel. Nesta semana, a Agência Estadual de Notícias publicou uma nota dizendo que o projeto de engenharia será feito em março.
A empresa Concredolo Engenharia Ltda, irá realizar o processo pelo valor de R$ 1.561.346,04, conforme publicado no Diário Oficial do Estado do dia 1º de outubro de 2012.
Na edição de sexta-feira, 22, do Diário Oficial do Estado foi publicado que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) requereu ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a licença prévia para execução dos serviços de terraplanagem, pavimentação e obras de arte na PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul.
A rodovia PR-364 é uma estrada pertencente ao governo do Paraná que liga as cidades de São Mateus do Sul e Guaíra. A rodovia possui uma extensão total de aproximadamente 587,4 km e pode ser dividida em 30 trechos. Apenas dois Km que compreende o trecho entre Irati a São Mateus do Sul foram asfaltados.
Porém, um fato deixa a população com um pé atrás. O tempo de execução do projeto é de um ano. Se esse prazo se confirmar provavelmente não haverá tempo para que a obra seja licitada antes do término do mandato do governador Beto Richa (PSDB).
Além disso, outro fato é bastante intrigante e digno de uma novela mexicana. No dia 25 de maio de 2012, o diretor de operações do DER, Paulo Milani, concedeu entrevista à equipe da Najuá, e afirmou que dentro de 45 dias seria aberta a licitação para as empresas interessadas em realizar a pavimentação asfáltica entre Irati e São Mateus do Sul. Já a ordem de serviço poderia ser assinada dentro de 90 dias, caso o processo ocorresse dentro da normalidade, ou seja, sem nenhum recurso administrativo ou judicial. Porém, as previsões otimistas de Milani não se confirmaram e o processo continuou se arrastando e longe de um final feliz.
“Estamos licitando em torno de R$ 1,5 milhão. Vamos contratar uma empresa para definir exatamente o que será feito. Anteriormente não existia nem o projeto. Nós imaginamos que até metade do ano que vem ou em 2014 nós possamos concluir a obra”, disse Milani, durante entrevista à Najuá, no dia 25 de maio de 2012.
Novo corredor rodoviário
De acordo com reportagem publicada em dezembro na AEN, o projeto prevê a pavimentação de um trecho de 47 km da antiga rodovia em saibro. Para o governo estadual a conclusão da obra que no mapa é asfaltada, mas que na realidade é uma estrada com diversos problemas estruturais, irá proporcionar um novo acesso rodoviário para os municípios das regiões Centro-Sul e Sul do Estado.
A possibilidade de facilitar o escoamento da safra de grãos, fumo e produtos hortifrutigranjeiros criando um novo corredor viário são fatores justificados para o governo estadual concluir as obras. Diminuir o trânsito na PR-151, que cruza o Paraná em direção ao Estado de São Paulo também é outro pedido dos motoristas que utilizam a rodovia diariamente. “A pavimentação desta rodovia cria uma ligação entre os dois corredores rodoviários que o Estado está programando para as BR- 153 e BR-476 e que vão cruzar o Paraná, ligando São Paulo a Santa Catarina”, avalia o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Pesquisa feita em 2008 mostra que 55% do movimento da PR-151 é de tráfego pesado.