Prazo estipulado para o início da obra é de 30 a 60 dias
Rodrigo Zub, com reportagem de Elio Kohut
Com 7.900 habitantes, sendo a maioria deles concentrado na área rural, a cidade de Guamiranga carece de uma área de lazer para as famílias. Para mudar essa realidade, a prefeitura irá construir um parque ambiental nas proximidades da BR-373, principal via de acesso ao município.
O projeto está em fase final de avaliação e deverá ser concluído em breve. Segundo a prefeita, Telma Fenker (PSDB), o prazo estipulado para o início da obra é de 30 a 60 dias.
Os recursos para construção do parque serão repassados por meio do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM)- programa do governo estadual que tem a finalidade de repassar verbas a fundo perdido para as cidades com menos de 50 mil habitantes. As verbas são provenientes de devolução orçamentária feita pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) ao governo estadual. A prefeitura de Guamiranga irá receber aproximadamente R$ 370 mil por meio do PAM.
O projeto determina que os municípios, por meio de audiência pública, definam onde serão aplicados os recursos. Em Guamiranga, a população optou em construir o parque ambiental, de acordo com Telma. Durante entrevista à equipe da Najuá, a prefeita contou que o projeto prevê a construção de uma pista de caminhada, de uma academia ao ar livre e uma área destinada para as crianças.
O terreno onde será edificado o parque foi doado ao município, comenta Telma. “Estamos na fase final do projeto. Os engenheiros e técnicos estão realizando os estudos. Já temos o terreno que fica na faixa à esquerda do trevo de acesso a Guamiranga”, complementa.