Criação de uma nova unidade na Escola Favo de Mel, para atender os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental foi um dos assuntos discutidos na reunião
Lucas Augusto Bendhack, com reportagem de Elio Kohut
A comissão de Educação e Saúde da Câmara de Prudentópolis convocou uma reunião para discutir a possibilidade de criar uma nova unidade na Escola Favo de Mel, para atender os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O encontro aconteceu no dia 17 de junho no plenarinho do legislativo prudentopolitano. Estiveram presente o chefe do Núcleo Regional de Educação, Cleto Antonio Castagnoli, e os vereadores Marcos Vinício dos Santos (PT) e José Amilcar Pastuch (PSB).
A falta de espaço na Escola Estadual Cristóforo Myskiv também foi discutida durante o encontro. A ocupação do imóvel é dividida com outra escola, a Canuto Guimarães, que é municipal. De acordo com o diretor Antonio Carlos Boiko o espaço é insuficiente para abrigar todas as atividades e não há mais condições de se fazer ampliações. A solução seria desvincular as escolas, mas para que isso aconteça o município precisa adquirir uma área e repassá-la ao Estado. Hoje o total de alunos matriculados nas duas escolas chega a 700. Metade deles é da rede estadual. Porém, a demanda deve crescer devido ao aumento das construções habitacionais de baixa renda naquela região.
Castagnoli disse que a conversa com o prefeito Gilvan Agibert (PPS) para a compra de uma área está bem adiantada. O local seria próximo à Escola Cristóforo Myskiv. Castagnoli lembra que a área precisa ter no mínimo 6 mil metros quadrados e o andamento vai depender da agilidade que a prefeitura der a este projeto.
© Elio Kohut
Chefe do Núcleo Regional de Educação, Cleto Castagnoli (centro) e diretores dos colégios Favo de Mel e Cristóforo Myskiv participaram da reunião realizada no plenarinho da Câmara
Avaliação da reunião
Para a diretora da escola Municipal Favo de Mel, Joana Melnick Cassiano, a ampliação do espaço é fundamental para que as novas séries sejam implantadas. Ela avaliou que a reunião com o chefe do Núcleo foi produtiva e representou o primeiro passo para a conquista de um espaço maior.
Representando a Comissão de Saúde e Educação da Câmara, o vereador Marcos falou que está intermediando uma discussão para criar uma nova unidade na região da Escola Cristóforo Myskiv. De acordo com ele, a discussão terminou positiva para o início da obra.
Marcos explicou que será feito um estudo para averiguar a possibilidade de ser criada uma nova unidade na Escola Favo de Mel. Ele comemorou a notícia dada pelo chefe do Núcleo Regional de Educação que a escola Cristo Rei, em Barra Bonita, possivelmente terá uma nova unidade.
A reportagem da Najuá tentou obter informações sobre a possibilidade de o município adquirir um terreno para construção de uma nova unidade de ensino, mas não conseguiu conversar com a secretária de Educação, Maria Helena Maia de Oliveira, que deixou o local da reunião sem atender os órgãos de imprensa.