Eleição fora de época acontece neste domingo, 3, das 8 às 17 h. Três candidatos concorrem ao cargo de chefe do executivo
Rodrigo Zub
Os moradores de Inácio Martins que passaram quase um ano com um prefeito provisório voltam às urnas neste domingo, 3, para eleger o novo chefe do executivo. Pouco mais de oito mil eleitores poderão escolher entre os candidatos: Valdir Cabral da Silva da coligação “Inácio para todos” formada pelos partidos PDT, PMDB, PSC, PSB, PSD, PR e PTN, Marino Kutianski da coligação “Inácio Que o Povo Quer”, e Álvaro Silvino Pasqualin do Partido Democratas (DEM).
Debate vira entrevista
Na noite de sexta-feira, 25, a Rádio Najuá realizou na Câmara de Inácio Martins, uma entrevista com o candidato a prefeito do município, Valdir Cabral da Silva (PDT). Na oportunidade deveria ser realizado um debate entre os três postulantes ao cargo de chefe do executivo martinense, fato que não aconteceu devido a ausência dos outros candidatos. Marino Kutianski (PSDB) informou a Najuá, por meio de um ofício, que não poderia estar presente em função de outros compromissos. Já, Alvaro Pasqualin (DEM), não justificou sua falta.
A eleição fora de época irá acontecer porque o prefeito Lauri Setrinski e o vice Douglas Pasqualin, eleitos em 2012, tiveram os mandatos cassados por abuso do poder econômico, caracterizado pelo fato de ambos não terem prestado contas dos gastos de campanha.
Atualmente, quem administra a cidade de forma provisória é o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Cabral (PDT). A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 11 de dezembro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
A partir de hoje, 2, estão proibidos comícios, debates e propagandas eleitorais em meios de comunicação. Já passeatas, aglomerações e campanhas são permitidas. De acordo com a lei, durante o domingo, os eleitores e candidatos só podem se manifestar de forma silenciosa, com bandeiras e adesivos, por exemplo.
População indecisa
Nas ruas, o clima entre os martinenses está ameno e nem parece período pré-eleitoral. Na sexta-feira, 25, a reportagem da Najuá conversou com vários eleitores que mostraram dúvida sobre a intenção de voto. Alguns moradores cogitam até anular o voto como forma de protesto em função do momento político do município, que vai encerrar o ano de 2013 com três prefeitos.
Viviane Santos, proprietária de uma loja de roupas, diz que já definiu seu voto e não pretende voltar atrás em sua decisão. “Já escolhi definitivo em quem votar, mas muita gente comenta que está em dúvida”, reitera.
Viviane comenta que o clima entre a população martinense está tranquilo e bem diferente das campanhas eleitorais, quando os ânimos ficavam acirrados. “A população está mais tranquila que na eleição passada. Ano passado as pessoas já sabiam em quem votar bem antes da eleição”, confirma a comerciante, ressaltando que os eleitores continuam indecisos.
Diomédes, locutor e professor da Rede Municipal de Inácio Martins, também destaca que a cidade vive dias calmos e tranquilos às vésperas da eleição suplementar. “O clima está ameno. Inácio Martins tem fama de brigas por causa da política. Agora os candidatos estão se comportando adequadamente”. O professor ainda diz que torce para que o eleito traga benefícios para a cidade independente da sigla partidária.
© Divulgação
Álvaro Pasqualin, Valdir Cabral e Marino Kutianski