Novo prefeito de Inácio Martins pretende estruturar o parque industrial

Melhorar o atendimento de saúde do município e adequar as estradas rurais são outras metas…

04 de novembro de 2013 às 08h24m

Melhorar o atendimento de saúde do município e adequar as estradas rurais são outras metas de Marino Kutianski (PSDB)
Rodrigo Zub

Com um mandato atípico de três anos, o novo prefeito de Inácio Martins, Marino Kutianski (PSDB), começa a traçar os objetivos do seu plano de governo. Com uma estimativa de orçamento de R$ 30 milhões para 2014, o novo chefe do executivo pretende melhorar as condições das estradas rurais e do atendimento básico de saúde.

Resultado da eleição suplementar

Marino Kutianski foi eleito com 2.854 votos (44,04% dos votos válidos). Valdir Cabral da Silva terminou na segunda posição com 2.023 votos (31,21% dos votos válidos). Já o candidato do Partido Democratas (DEM), Álvaro Silvino Pasqualin, foi o terceiro colocado com 1.604 votos (24,75% dos votos válidos).

Dos 8.041 eleitores aptos a votar, 6.817 (84,78%) compareceram às urnas, dispostas em 37 seções eleitorais. Outros 1.224 eleitores não votaram, somando 15,22% de abstenções. Foram registrados 130 votos em branco e 206 votos nulos.

A diplomação de Marino e do seu vice Nelson Andrade Junior (Nelsinho) deverá acontecer no dia 5 de dezembro.

Outra meta é gerar mais postos de trabalho para aumentar a renda dos martinenses. Para cumprir esse objetivo, Marino diz que pretende estabelecer parcerias com o governo estadual e federal para estruturar o parque industrial.

Marino comenta que o município já possui um espaço para instalação de novos empreendimentos, mas que ainda não é legalizado. “Possuímos alguma dificuldade com a geração de emprego e renda porque nosso parque não é legalizado. Vamos estudar a viabilidade e a possibilidade de melhorar esse espaço para atender o que nós precisamos que é a geração de emprego. Para isso ocorrer vamos manter parcerias com o governo do Estado e o governador Beto Richa, que nos apoiou”, disse.

A criação de novos postos de trabalho é um dos anseios da população martinense. Alguns moradores relatam que os jovens têm deixado cada vez mais cedo o município, em busca de oportunidades em grandes centros. “Resido desde a década de 1990, em Inácio Martins. Desde então, o número de habitantes permanece estagnado. Muitas pessoas deixam a cidade em busca de emprego. No município de Araucária existe até uma vila com o nome de Inácio Martins, em função do grande número de pessoas que se muda pra lá em busca de emprego”, questiona o morador Rodrigo César Strona.

© Hoje Centro-Sul

Marino Kutianski (PSDB) foi eleito com 2.854 votos

Saúde

O novo prefeito afirma que durante a campanha eleitoral ouviu várias reclamações da saúde do município. Por esse motivo, uma de suas propostas prevê a criação da ouvidora geral do município, onde a população poderá dar sugestões ou fazer reclamações do setor de saúde.

Orçamento 2014

Como atualmente exerce o cargo de vereador, Marino poderá participar ativamente na elaboração do orçamento de 2014. O projeto de lei encaminhado pelo executivo que define os investimentos para o próximo ano já foi encaminhado a Casa e deverá ser apreciado nas próximas sessões. Marino diz que pretende apresentar emendas e alterações no projeto original para contemplar algumas prioridades de seu plano de governo.

Secretariado

Até o fim de novembro, Marino deve definir o secretariado. Questionado sobre o assunto, o tucano enfatiza que não possui compromisso político com nenhum partido ou cabo eleitoral. O prefeito eleito pretende ter calma para definir as pessoas de confiança de sua administração.

“É importante ter um bom secretariado. Se um secretário não vai bem irá respingar na administração do prefeito. Precisamos de pessoas comprometidas e que façam um bom trabalho porque existem alguns setores que está complicado”, avalia. Atualmente, a prefeitura de Inácio Martins possui cinco secretarias (Administração, Finanças, Educação, Agricultura e Meio Ambiente). A meta do novo prefeito é criar mais duas pastas: Planejamento e Esporte.

Maquinário agrícola

O novo prefeito pretende repassar em comodato o maquinário agrícola para ampliar o atendimento aos produtores rurais. Marino relata que a ideia é beneficiar as pessoas que fazem parte das associações rurais. De acordo com ele, as associações estão legalizadas, possuem CNPJ e recentemente foram declaradas de utilidade pública, conforme projeto sancionado pelo executivo municipal.

Apoio de Lauri Setrinski

Marino também agradeceu o apoio de Lauri Setrinski, eleito em 2012, mas que teve o mandato cassado por irregularidades nas contas da campanha. “Ele teve uma importância muito grande e foi fundamental na campanha. O seu Lauri é um ser humano fantástico. Ele desenvolve um trabalho há 30 anos junto a comunidade. O apoio dele foi importante, mas agora passou a eleição. Por isso, quero ser o prefeito do município estabelecendo uma administração participativa, indiferente de quem votou. Agradeço a confiança depositada, sei das dificuldades nesse mandato de três anos, mas espero atingir os objetivos”, ressalta o novo prefeito.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.