Marino Kutianski (PSDB) e Nelson Andrade Junior (PPS) foram eleitos durante Eleição Suplementar realizada em novembro. Ex-prefeito e vice foram cassados por irregularidades na prestação de contas após o pleito
Rodrigo Zub
Trinta e três dias após ser eleito prefeito de Inácio Martins, Marino Kutianski (PSDB), será empossado no cargo nesta sexta-feira, 6. A cerimônia acontece às 9 h na Câmara Municipal.
© Hoje Centro-Sul
Marino e Nelson comemoram vitória na Eleição Suplementar ao lado da população martinense
Marino e o vice-prefeito Nelson Andrade Junior (PPS) foram diplomados para os seus novos cargos no dia 29 de novembro. Na segunda-feira, 2, o novo chefe do executivo e seu vice solicitaram suas renúncias ao mandato de vereador. Nas eleições 2012, Marino foi o vereador mais votado com 541 votos (7,62%). Já Nelson foi eleito para o seu terceiro mandato consecutivo com 357 votos (5,03%).
Com um mandato atípico de três anos, o novo prefeito de Inácio Martins irá trabalhar com um orçamento de R$ 30 milhões para 2014, conforme projeto de lei aprovado na Câmara na segunda-feira, 2.
As principais metas de Marino são melhorar as condições das estradas rurais, do atendimento básico de saúde e gerar mais postos de trabalho para aumentar a renda dos martinenses. Para cumprir esse objetivo, o novo prefeito diz que pretende estabelecer parcerias com o governo estadual e federal para estruturar o parque industrial.
Cassação
A eleição fora de época em Inácio Martins aconteceu após a cassação do mandato do prefeito eleito em 2012. Lauri Setrinski (PSDB) e o vice Douglas Pasqualin (DEM), tiveram os mandatos cassados por abuso do poder econômico, caracterizado pelo fato de ambos não terem prestado contas dos gastos de campanha.
Lauri e Douglas permaneceram somente 30 dias a frente do executivo martinense. Depois disso, quem administrou o município de forma provisória foi o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Cabral (PDT), que retorna ao legislativo.
Resultados da Eleição Suplementar
Candidato da Coligação “Inácio Que o Povo Quer” formada pelos partidos (PSDB/PPS e PTB), Marino terminou a eleição suplementar com 2.854 votos (44,04% dos votos válidos).
Valdir Cabral da Silva da Coligação “Inácio Para Todos” formada pelos partidos (PDT/PMDB/PSC/PSB/PSD/PR e PTN) somou 2.023 votos (31,21% dos votos válidos). Já o candidato do Partido Democratas (DEM), Álvaro Silvino Pasqualin, foi o terceiro colocado com 1.604 votos (24,75% dos votos válidos).
Dos 8.041 eleitores aptos a votar, 6.817 (84,78%) compareceram às urnas, dispostas em 37 seções eleitorais. Outros 1.224 eleitores não votaram, somando 15,22% de abstenções. Foram registrados 130 votos em branco e 206 votos nulos.