Evento programado para o dia 9 de fevereiro também marca o início das comemorações dos 100 anos do Iraty Sport Club
Edilson Kernicki, com reportagem de Sassá Oliveira
A segunda edição da Copa Folha de Irati/Construtora Derbli, programada para o dia 9 de fevereiro, será o pontapé inicial do calendário 2014 da Liga Iratiense de Futebol. O torneio também servirá como lançamento das comemorações oficiais do Centenário do Iraty Sport Club. O Estádio Emílio Gomes será o palco do evento.
O presidente da Liga, Roni Surek, torce para que o clima colabore, pois está sendo preparada uma programação extensa ao longo de todo o dia. “Neste dia teremos aí uma programação realmente extensa e acredito que estará agradando a vários gostos”, aposta.
© Ilustração/Hoje Centro-Sul
Liga Iratiense está preparando um calendário extenso de competições em 2014
Oito equipes foram convidadas a participar da Copa Folha de Irati esse ano. Os times serão divididos em dois grupos: um de Irati e outro com times que representam outros municípios da região. Entre as equipes iratienses, estão: Iraty Sport Club, Pinho de Baixo, Guamirim e Guarani do Riozinho, que foi campeão ano passado. Entre as equipes de fora, destaque para a equipe do Independente, atual campeão amador. Também há expectativa no retorno do Clube Atlético Teixeira-soarense, na participação, pela segunda vez, de Fernandes Pinheiro e a presença de uma equipe de Inácio Martins.
A Copa Folha será disputada em turno único e serão classificadas quatro equipes: duas de cada grupo. Elas disputam a semifinal em jogo único e os próximos 90 minutos de bola rolando definem a final. “É como um ‘esquenta’ para os trabalhos que já temos aí pela frente, para o começo de abril, para o Campeonato Amador”, comenta o presidente da Liga.
Já pela manhã do dia 9 de fevereiro, categorias de base vão se enfrentar em amistosos. “Queremos reacender aquela chama dos áureos clássicos entre o Iraty Sport Club e o Clube Atlético União Olímpico. Então, para isso, nós teremos vários amistosos das categorias de base, das escolinhas do Professor Ico, do Clube Atlético União Olímpico, e do Professor Marco Antônio, que é do Iraty Sport Club”, explica Surek.
Às 10h da manhã, haverá uma reunião de 40 a 50 atletas veteranos, de várias faixas etárias, entre aqueles que já vestiram as camisas do Iraty e do Olímpico no passado. Nesse elenco, devem figurar ex-atletas de várias gerações, como Oscar Ruva, que Surek acredita que deve querer jogar pelo menos dez minutos. Ronald e José Alcione também foram escalados. Laertes, Bonim, Bacil, Magrinho, Tilim, Diabé, Dino, Pardal também participam das disputas, assim como jogadores um pouco mais jovens, como o Professor Ico, Cássio, Kiko, Danilo, entre outros.
Após uma parada estratégica para o almoço, haverá um desafio, que o presidente da Liga frisa não ser amistoso: entre o Campeão Amador de 2013, o Independente de Rio Azul, frente o Campeão da Copa Folha de Irati/Construtora Derbli do ano passado, o Guarani do Rio Bonito, valendo um carneiro para quem ganhar e um leitão para o adversário. No intervalo deste jogo, ocorre a primeira etapa de um concurso de embaixadinhas.
Depois desse jogo, aí, sim, começa a Copa Folha de Irati propriamente dita: o Iraty Sport Club enfrenta a equipe do Guamirim, já valendo pontos.
Roni Surek agradeceu à presidência do Guarani, do Riozinho, em disponibilizar o Estádio Alberto Viante para o evento. Contudo, o palco escolhido foi o Emílio Gomes. Surek destacou a importância da parceria da Liga com os novos componentes da diretoria do Iraty – Jorge Ruteski e Arnaldo Maciel– para reativar as atividades esportivas do clube. “Oxalá que até o ano que vem o Iraty, com todas essas parcerias que estão acontecendo, possa voltar a disputar uma Terceirona, voltar a disputar o profissionalismo. Porque a gente observa que os esportistas estão sentindo falta disso”, torce o presidente da Liga Iratiense.
Calendário 2014
Devido ao fato de que todas as atenções neste ano estão voltadas à Copa do Mundo, o Campeonato Amador deve começar para valer somente em meados do mês de julho, depois da final do Mundial. “Vamos respeitar os dias de jogos da Copa do Mundo. Mas já queremos fazer um trabalho a partir de abril e iniciar antes, porque eu tenho certeza de que o Campeonato Amador esse ano será fortíssimo”, comenta.
As expectativas para o Amador giram em torno da volta do Clube Atlético Teixeira-soarense e da equipe que o Iraty deve montar especialmente para o campeonato. “A equipe do Independente, sabendo que é um dos francos favoritos também vai se reforçar, porque todo mundo vai querer ganhar do campeão. A equipe do Guamirim, de repente por ter perdido a final da Copa Folha de Irati e ter perdido a final do Campeonato Amador, deve reforçar muito a sua equipe para a disputa desse ano”, aposta Surek.
Outras equipes que devem integrar a disputa devem representar municípios de Ipiranga e de Ivaí. Duas incertezas – mas também duas esperanças – residem nas participações do Iguaçu de União da Vitória e da equipe da Vila Maria, de Rebouças, que conquistou o título desta competição em 2011 e 2012.
Para a Liga, 2013 foi um ano de movimentação e emoção, coroada com a final do Amador entre o Guamirim e o Independente, em dois jogos com casa lotada. “Motivado por essa promoção, já fomos procurados por diretores de equipes de veteranos. Deveremos fazer um campeonato forte de veteranos, um campeonato regional. Onde a equipe do Rio Azul, que de repente vem disputar o campeonato aqui possa mandar seus jogos em casa também. Fazer um campeonato agora no primeiro semestre ainda. Já tivemos uma aceitação boa da equipe de Fernandes Pinheiro, de Inácio Martins, de Rebouças, de Guamiranga”, conta o presidente da Liga.
A categoria sub-17 também deve integrar o calendário de competições da Liga em 2014. A ideia é que as equipes da região trabalhem as categorias de base preparando seus atletas para a disputa de campeonatos abertos ou mesmo do Paranaense. O presidente da Liga disse que está aberto a acolher sugestões, críticas, opiniões e ideias para ampliar o calendário de competições.