Resolvido impasse que estava deixando 18 crianças de Invernadinha sem aula

Indefinição sobre limites entre os municípios de Prudentópolis e Irati estava deixando os alunos sem…

13 de fevereiro de 2014 às 12h21m

Indefinição sobre limites entre os municípios de Prudentópolis e Irati estava deixando os alunos sem transporte escolar
Da Redação, com reportagem de Sassá Oliveira

Dezoito crianças da localidade de Invernadinha vão começar só agora o ano letivo de 2014. O atraso se deve ao impasse na questão que envolve a quem se devia a responsabilidade pelo transporte escolar, pois ainda acontecia uma indecisão se a localidade fica dentro dos limites do município de Irati. Até o ano passado, era o município de Prudentópolis quem transportava essas crianças até a escola da localidade de Papanduva.

O vice-prefeito de Irati, Oscar Renato Berger (PT), afirma que ficou encarregado de resolver essa questão dos limites do município. Segundo ele, já foram realizadas algumas reuniões entre os dois prefeitos – de Irati, Odilon Burgath, e de Prudentópolis, Gilvan Agibert – e até mesmo o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), o órgão do Estado que demarca os limites territoriais entre os municípios, já foi procurado por ambos.

“Ano passado foi feito um acerto com Prudentópolis, que Gonçalves Júnior, o ônibus pegaria até Gonçalves Júnior ia até o Pedroso, sairia no Posto Moreira e traria os alunos para Gonçalves Júnior. E o resto, da Invernadinha, Prudentópolis pegaria os alunos e levaria para Papanduva”, conta Berger.

No entanto, no início deste ano letivo, os alunos que moram em Invernadinha e estavam matriculados em Papanduva acabaram ficando sem o transporte por parte do município de Prudentópolis. Os pais dessas crianças procuraram o vice-prefeito de Irati, que ressalta que o problema já foi resolvido.

De acordo com Berger, ele procurou a secretária municipal de Educação de Irati, Cláudia Zanlorenzi, que encaixou essas 18 crianças em vagas existentes na Escola Municipal dos Colonizadores de Gonçalves Júnior. “Tem vagas em Gonçalves Júnior e já levei a documentação para essas mães e pais transferirem esses alunos para estudarem em Gonçalves Júnior”, observou. Segundo ele, já nesta sexta (14), o ônibus do transporte escolar vai passar buscar essas crianças. “O ônibus vai entrar em Invernadinha, vai até a chácara do Pauluk e vai sair na BR-277 e vai fazer o mesmo trajeto que estava fazendo antes. Só vai aumentar esse trecho”, explica o vice-prefeito.

Ele ressalta que os pais que ainda não fizeram a transferência dos filhos para Gonçalves Júnior devem procurar a escola de Papanduva o quanto antes e providenciarem a documentação. Com a transferência efetivada, a Prefeitura de Irati garante o transporte escolar.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.