Conforme Telma, os estragos foram poucos em relação a outros municípios. Estradas serão consertadas assim que o tempo melhorar
Da Redação, com reportagem de Élio Kohut
Pela localização estratégica, num ponto alto e com poucos rios cruzando o município, Guamiranga foi pouco atingida pelos temporais da semana passada, que culminaram em enchente em vários pontos. Com isso a cidade passou quase intacto às chuvas. “Nossa situação aqui é bem positiva, se comparada a outros municípios. Nosso município é alto, tem poucos rios, rios pequenos que cortam a cidade. Mas não houve enchentes, não houve nenhum desabrigado no nosso município”, avaliou a prefeita Telma Fenker (PSDB).
De acordo com ela, serão necessários alguns reparos emergenciais nas estradas do interior, que foram estragadas pelo excesso de umidade ocasionado pelas chuvas e pelo trânsito de máquinas pesadas, como tratores. Outros problemas que surgiram foram bueiros entupidos e pontes que necessitam de conserto. Telma comemora que não houve problemas maiores no município de Guamiranga em relação às chuvas: não houve desabrigados, nem desalojados.
Para dar início às obras de recuperação de estradas e pontes, o município está aguardando firmar o tempo. “Temos que esperar secar a terra para podermos pôr essas máquinas nas estradas para daí, sim, arrumarmos o que for principal, o que for mais preciso, mais urgente, para depois continuarmos arrumando as estradas como nós estávamos fazendo já”, afirmou a prefeita.
Telma conta que a água passou por cima da ponte na região da Água Branca, onde esse fato é recorrente sempre que chove mais forte. “E na região do Tile também, que tem a ponte que faz divisa com Imbituva, que também deu problemas. Mas são esses os únicos lugares com mais problemas, suscetíveis aí de receberem reformas e consertos”, pontuou.
© Elio Kohut
Segundo Telma, município de Guamiranga não foi afetado pelas chuvas