Protesto ocorreu nesta segunda-feira (4), na rua Iugoslávia, em Londrina.
Prefeitura espera a conclusão de uma licitação para realizar recape de ruas.
Luciane Cordeiro – Do G1 PR
Moradores revoltados com o descaso da Prefeitura de Londrina, decidiram fazer um protesto bem humorado para reivindicar por melhorias na rua onde moram. Cansados de pedir pelo recapeamento da Rua Iugoslávia, na Zona Sul da cidade, moradores pintaram e deram nomes dos políticos da cidade para os buracos da via nesta segunda-feira (4). Segundo o organizador do movimento, o aposentado Marcos Vinícius Jorge, as crateras foram batizadas com o nome do prefeito, dos 19 vereadores e dos secretários municipais. “Faltou nomes para tantos buracos”, diz.
O aposentado não sabe precisar a quantidade de buracos, mas afirma que a rua não existe mais. “Nos últimos dez anos a prefeitura vem e realiza a operação tapa buraco. Mas, na primeira chuva o material vai embora. Hoje, o asfalto não existe mais”, detalha Marcos Jorge. Para os moradores, a única forma de evitar o desperdício de dinheiro público é refazer o asfalto. “A prefeitura gasta dinheiro demais com ações que não resolvem. Por isso, só vamos deixar as máquinas chegarem à nossa rua quando for para refazê-la”, declara.
O aposentado explicou ainda que antes da manifestação, os moradores entregaram um abaixo-assinado na prefeitura pedindo pelas melhorias, participaram de diversas sessões na Câmara de Vereadores, mas nenhuma dessas ações deu resultado.
O secretário municipal de Obras, Walmir Matos, afirmou que o município respeita todas as manifestações da população, mas que os moradores também precisam respeitar os funcionários da prefeitura. Matos disse também que o município deve fazer um planejamento de recape de todas as ruas assim que uma licitação for concluída. “Se fizermos o serviço que queremos [operação tapa buracos] a rua ficaria em um melhor estado. Na hora do recape a via teria condições de receber essa obra. Não podemos nos pautar por demandas impostas sem vermos o conjunto da sociedade”, explica o secretário de obras.
A prefeitura disse que algumas vias já estão sendo recapeadas com recursos federais e, por isso, as obras nesses locais estão adiantadas. Mas, ainda não há previsão de quando a Rua Iugoslávia entrará nesse planejamento.