Tráfego foi bloqueado para reconstrução de uma ponte. Previsão é que estrada seja liberada neste sábado, 9
Rodrigo Zub
A estrada do Faxinal dos Antônios foi interditada na manhã desta sexta-feira, 8, para reconstrução de uma ponte. Por isso, a orientação é que os motoristas utilizem um caminho alternativo por Faxinal dos Neves até que o trabalho seja concluído.
Ponte de concreto
Conforme arquivo do site da Najuá, a construção da ponte de concreto na estrada geral da localidade de Faxinal dos Antônios teve início em março de 2012. A obra foi iniciada com recursos de um convênio entre o Município e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que na época destinou mais de R$ 97. 500 para execução de três pontes na área rural de Irati. A contrapartida municipal seria de R$ 35.991.
Conforme divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura em março de 2012, a verba destinada pelo governo federal foi usada para construção de uma ponte em Rio do Couro, na estrada geral que liga Irati a Itapará; e ainda deveria ser utilizada para edificação de outra ponte na estrada geral da localidade de Faxinal do Rio do Couro.
Na época, a assessoria de imprensa ainda informou que as três pontes deveriam ter estrutura similar em concreto e sete metros de comprimento.
A previsão é de que a estrada seja novamente liberada para o tráfego normal neste sábado, 9. Em entrevista à Najuá, o secretário de Obras e Serviços Rurais, Gerônimo Bianco, explicou os detalhes do trabalho que está sendo executado por funcionários do Pátio de Máquinas da Prefeitura.
“Foi iniciada uma ponte de concreto [em Faxinal dos Antônios], mas por conta da parte burocrática, ela [ponte] está paralisada. Ao lado tem uma ponte de madeira, ela está com sérios problemas. Então, o pessoal do pátio de máquinas já está lá para tirar a ponte de madeira para colocar no lugar dessa de concreto. Desta forma, será interditada a ponte na comunidade de Faxinal dos Antônios”, afirma.
O secretário também falou sobre as rotas que os motoristas podem utilizar em caso de emergência. “Se desloquem pela estrada de Faxinal dos Neves, que faz parte do mesmo trecho, para não perder o tempo de descer e estar voltando criando um transtorno para a própria população. Quem mora no Faxinal dos Antônios, antes da ponte, segue normalmente. Já do outro lado da ponte segue por Faxinal dos Neves. Vai aumentar um pouco a estrada, mas não vai ficar parado”, enfatiza Bianco.
Recuperação das estradas rurais
Ele diz que os funcionários do pátio de máquinas da prefeitura estão trabalhando a todo vapor para recuperar as estradas rurais- afetadas pelas enchentes do mês de junho. De acordo com o secretário, uma equipe está providenciando melhorias nas comunidades de Papuã dos Fiori, Barra do Gavião e Faxinal dos Ferreiras. “Toda semana nós trabalhos lá e acho que vai mais uns dois ou três dias para executar o serviço”, relata.
Bianco comenta que outra equipe está concentrada no trabalho de recuperação de pontes e bueiros. “Uma equipe está no Faxinal dos Antônios trabalhando nessa ponte. Temos outra equipe no Guamirim, saindo do Pirapó, onde caiu a cabeceira de uma ponte. Ainda temos um pessoal com uma retroescavadeira na região do Rio do Couro”, conta o secretário.
A meta da secretaria de Obras e Serviços Urbanos é atender as comunidades que ficaram isoladas. “Estamos trabalhando diariamente. O tempo está colaborando com o sol e nos próximos dias vai estar não 100%, mas as comunidades que estão isoladas, o pessoal que não consegue ir para a lavoura por conta de bueiros caídos, nos próximos dias estaremos atendendo a todos”, prometeu Bianco.