Cicloturismo percorre a Flona no próximo domingo

Com a crescente procura desde a primeira edição, desta vez foram dispostas 100 inscrições, que…

17 de agosto de 2014 às 10h27m

Com a crescente procura desde a primeira edição, desta vez foram dispostas 100 inscrições, que se encerram na quinta (21)

Edilson Kernicki, com reportagem de Sassá Oliveira 

Depois de percorrer a região de Itapará, em novembro do ano passado, e do Pinho de Baixo, em abril deste ano, o Circuito de Cicloturismo chega a sua terceira edição. No próximo domingo (24), as bicicletas tomam conta da Floresta Nacional de Irati (Flona).

O diretor de Turismo e Eventos de Irati, José Basílio Salomão, reforça que as inscrições são limitadas e se encerram na quinta (21) e podem ser feitas nas bicicletarias Cicles Guarani, Ciclo Park e Piru Bikes, no valor de R$ 30, que dá direito a um almoço, lanche e água durante o trajeto.

A exemplo das outras edições, o intuito do Cicloturismo, de acordo com Salomão, é colocar as pessoas em contato com a natureza e contribuir para que elas conheçam melhor o município. “Muitos visitantes que vêm a Irati e até mesmo a própria população não conhece o município e os locais que percorremos”, acredita.

Enquanto que na primeira edição o Cicloturismo explorou as riquezas naturais e da cultura ucraniana em Itapará e, na segunda, da cultura italiana, no Pinho de Baixo, desta vez a trilha terá um viés mais ecológico. “Vamos visitar a Floresta Nacional de Irati e fazer um circuito lá dentro, com uma trilha, também uma caminhada a pé, aproveitando o domingo que passaremos juntos, apresentando essa parte natural do município”, frisa. Salomão destaca que, durante o passeio haverá uma explanação sobre o que é a Flona, que é uma unidade de conservação ambiental.

Inscrição
O diretor de Turismo e Eventos explica que o valor pago pela inscrição (R$ 30) dá direito a uma camiseta do evento, lanche, almoço e um kit alusivo ao Cicloturismo, com adesivo, mapa do percurso, entre outros. Salomão recomenda aos interessados que aproveitem o momento de fazerem suas inscrições nas bicicletarias para já solicitarem também uma revisão em suas bicicletas, pois esta é uma parceria que também visa incentivar o comércio local.

Equipe de apoio

O Circuito de Cicloturismo é acompanhado por uma equipe de saúde, que terá um socorrista, caso haja alguma emergência. Um ônibus também acompanhará o circuito, para aqueles que se cansarem antes do fim do trajeto e desistirem do percurso. Um caminhão transportará as bicicletas. Foi um meio que a organização encontrou para assegurar que mesmo os interessados que não se sintam em dia com seu condicionamento físico venham participar.

Também será disponibilizada uma equipe de batedores, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar e todo o aparato necessário para garantir a segurança dos ciclistas durante o itinerário a ser percorrido.

Salomão relembra que na primeira edição as 60 inscrições disponíveis foram preenchidas. “Choveu no dia, era um percurso pesado, numa estrada de 52 km, que tem cascalho solto e tudo o mais. Várias pessoas que não fizeram a inscrição devido ao percurso nos procuraram dizendo que pretendiam participar das próximas edições”, recorda.

Para a segunda edição, no Pinho de Baixo, foram abertas 20 vagas a mais que na primeira e, mesmo assim, esgotadas rapidamente e foram dispostas outras 10 e, ainda, mais algumas no dia do evento, fechando em 99 inscritos.

A organização não pretende prorrogar as inscrições para esta edição, que dispõe de 100 vagas para os interessados e o convite é estendido a pessoas da região.

Mais informações sobre o evento, na Casa da Cultura, através do telefone 3907-3157.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.