Projeto de lei prevê multa para quem passar trotes em Cascavel

Proposta foi aprovada em 1° votação pelos vereadores nesta segunda (18).Punição será para quem passar…

19 de agosto de 2014 às 14h00m

Proposta foi aprovada em 1° votação pelos vereadores nesta segunda (18).
Punição será para quem passar trote ao Samu e ao Corpo de Bombeiros.

Do G1 PR, com informações da RPCTV Cascavel
Um projeto de lei municipal para multar quem passar trotes ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e ao Corpo de Bombeiros de Cascavel, no oeste do Paraná, foi aprovado em primeira votação pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (18). A proposta, que deve ser votada novamente na tarde de terça-feira (19), foi aprovada por 16 votos a dois.

O projeto visa evitar os trotes que são passados diariamente aos serviços de atendimento médico. Segundo o Corpo de Bombeiros de Cascavel, cerca de 80 % da ligações recebidas são trotes, brincadeiras ou telefone mudo. Já um levantamento realizado no primeiro semestre de 2014 pelo Samu, apontou que o serviço recebe mais de 1.200 trotes por mês, ou seja, cerca de 40 ligações por dia.

“Os trotes que recebemos ocorrem principalmente na troca de turnos escolares. Conseguimos identificar que as crianças são as principais responsáveis por esse tipo de ligação”, afirmou a tenente Rafaela Tassi, do Corpo de Bombeiros.

As ligações não prejudicam somente os atendentes do Samu, mas também pacientes que, por ventura, estejam necessitando de algum atendimento. “Na dúvida nós mandamos a ambulância em prol da saúde do paciente. Quem perde com essa brincadeira é quem de fato precisa do atendimento, mas pode ficar sem, pois destinamos a ambulância para atender a um falso chamado ”, explicou Rodrigo Nicássio, médico do Samu.

De acordo com o projeto de lei, os infratores serão localizados com o uso de um identificador de chamadas. O Samu e os bombeiros devem enviar um ofício para as empresas telefônicas para saber quem é o dono da linha telefônica, e assim identificar a pessoa responsável pela ligação. A multa deve ser de R$ 160,00.


Lei estadual

Uma lei estadual aprovada em 2012 pune a pessoa que passar trotes às polícias Civil e Militar, Guardas Municipais, Corpo de Bombeiros e para os serviços de resgate médico. A norma prevê multa de R$ 135,78, que deve ser cobrada na conta do telefone do infrator.


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.