Desmatamento ilegal foi realizado em uma propriedade rural na localidade de Riozinho dos Santos
Da Redação
A Polícia Ambiental apreendeu 10 metros cúbicos de árvores nativas na tarde de quarta-feira, 3, em Rebouças. A madeira retirada sem autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi localizada em uma fazenda na localidade de Riozinho dos Santos.
No local ainda foram encontrados três pinheiros e algumas espécies de canelas. Um trator de esteira que estava sendo utilizado para retirar a madeira da propriedade foi apreendido. Já o proprietário da área desmatada foi detido e conduzido até a Delegacia para prestar esclarecimentos.
“Como o proprietário não apresentou a liberação do órgão ambiental competente, foi conduzido até a Delegacia de Rebouças e feito o flagrante de delito. Ele terá que dar explicações mais tarde”, afirmou o Sargento Grossi, da Polícia Ambiental, em entrevista para a Rádio Alvorada.
Grossi recomenda aos agricultores que pretendem realizar melhorias nas propriedades ou a poda e corte de árvores nativas para que procure o IAP e solicite a autorização para realizar o desmatamento. “Para retirar pinheiro, imbuia, canela precisar ter autorização. Nós conferimos se está tudo correto, tendo a quantidade correta e fiscaliza. Se está tudo certo liberamos caso contrário encaminhamos a pessoa para prestar esclarecimentos”, explica o Sargento.
Outra apreensão
Também na quarta-feira, 4, a Polícia Ambiental apreendeu quase cem metros de redes de pesca, munição, armas e outros artefatos usados para caça e pesca ilegal em Ponta Grossa.
Um homem, de 71 anos, foi preso durante a ação policial, ocorrida no Rio Tibagi. A equipe da Polícia Ambiental chegou até o local após denúncias anônimas, de que uma pessoa estaria utilizando uma série de materiais para a prática de pesca predatória.
Denúncias
A Polícia Militar Ambiental informa que as denúncias sobre crimes ambientais na região Centro-Sul e Campos Gerais podem ser realizadas no Posto Policial Militar Ambiental de Vila Velha através dos telefones (042) 3228 1581 ou pelo email: bpambfv-vilavelha@pm.pr.gov.br.