Novo diretor é Aclínio José Amaral, que atualmente trabalha na PEC.
Troca de diretoria foi uma das exigências dos presos durante rebelião.
Do G1 PR, em Guarapuava
Uma equipe temporária assume, a partir desta sexta-feira (17), a direção da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG). Segundo a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju), o novo diretor é Aclínio José Amaral, que trabalha, atualmente, na Penitenciária Central do Estado (PEC). Ele deve ocupar o cargo por cerca de um mês.
Ainda de acordo com a Seju, o ex-diretor Willian Daniel de Lima Ribas, pediu o afastamento do cargo. Ele alegou ter tomado a decisão por motivos pessoais. A troca de diretoria foi uma das exigências dos presos durante a rebelião na PIG que durou 48 horas.
A rebelião teve início no fim da manhã de segunda-feira (13) e terminou por volta das 11h30 de quarta, depois que 31 presos foram transferidos para outras unidades do interior do Paraná. Durante o motim, 13 agentes penitenciários e diversos presos foram feitos reféns. Ao todo, 19 detentos e seis agentes ficaram feridos, sem gravidade, de acordo com a Polícia Militar (PM) e com o Sindicato Dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen).
Esta foi a primeira vez que aconteceu uma rebelião na PIG, desde que foi inaugurada há 15 anos. A penitenciária trabalha com um modelo em que os detentos podem estudar e trabalhar no local.