João Ubirajara Lopes (PSC) retornou às atividades nesta segunda-feira (3).
Câmara Municipal vai recorrer da decisão judicial; prefeito é investigado.
Thais Kaniak Do G1 PR
O prefeito de Antonina, no litoral do Paraná, João Ubirajara Lopes (PSC), voltou ao cargo nesta segunda-feira (2), após quase uma semana afastado. A secretária de Comunicação do município, Cibele Fontanela, informou que a decisão judicial é de sexta-feira (31), porém, como houve recesso do Dia do Servidor Público, ele retornou às atividades apenas nesta segunda-feira. O vereador Marcio Hais Natal Balera (PSD), que é presidente da Câmara Municipal, disse ao G1 que a Casa vai recorrer.
Na terça-feira (28), em sessão na Câmara Municipal, os vereadores haviam decidido o afastamento do prefeito, por 6 votos a 5, durante 75 dias. De acordo com o presidente da Câmara, os vereadores aprovaram o afastamento para que uma Comissão Especial Processante (CEP), criada pela Casa, investigue denúncias apresentadas por uma moradora da cidade contra João Ubirajara Lopes.
Ao G1, Balera afirmou nesta segunda-feira que as investigações continuarão, mesmo com o prefeito de volta ao cargo. “A liminar atinge só o afastamento. Acredito que teria uma isenção maior [nas investigações] com ele afastado”, disse.
Entre as denúncias estão a contratação irregular de empresas, favorecimento em licitações, não cumprimento de metas fiscais, as condições precárias da área da saúde, entre outras. A decisão pelo afastamento do prefeito teve como base a Lei Orgânica do Município. No período em que João Ubirajara Lopes ficou afastado, o vice-prefeito, Wilson Clio de Almeida Filho (PSC), assumiu a prefeitura.