Santa Casa emite alerta de golpe telefônico

Golpistas estariam usando o nome do hospital para solicitar depósitos em dinheiro, alegando ser para…

24 de novembro de 2014 às 14h03m

Golpistas estariam usando o nome do hospital para solicitar depósitos em dinheiro, alegando ser para custeio de tratamento de pacientes internados

Da Redação, com reportagem de Marli Traple

A Santa Casa de Irati emitiu alerta de que estelionatários estariam utilizando o nome do hospital para solicitar depósitos em dinheiro, cobrando irregularmente por tratamentos administrados a pacientes do hospital. A administração avisa que qualquer telefone com este teor se trata de golpe e pede para que os familiares dos pacientes não realizem depósito de qualquer valor.

Segundo o administrador Sidnei Barankievicz, familiares de pacientes internados na UTI da Santa Casa pediram explicações sobre os motivos pelos quais estariam recebendo ligações em que um suposto médico solicitava o depósito imediato de R$ 1,5 mil em uma conta bancária para a realização de um determinado exame.

Os familiares foram orientados a não realizar nenhum tipo de depósito e que comparecessem ao hospital para verificar o que estaria acontecendo, destaca Barankievicz. Os telefonemas suspeitos foram registrados no sábado (22). No domingo (23), a administração reuniu todas as pessoas que possuem familiares internados na UTI e informou que não é cobrado nenhum tipo de procedimento aos pacientes internados através do SUS. Da mesma forma, nada é cobrado de pacientes cobertos por convênios e planos de saúde. “O convênio paga todo o internamento dos pacientes”, esclarece. Já quem é internado por vias particulares, faz o acerto financeiro antes mesmo do internamento, no próprio hospital, e não por telefone, alerta a Santa Casa.

“Queremos deixar bem claro que o hospital não liga para ninguém cobrando nada em casa. Não cobra nenhum tipo de procedimento de pacientes internados pelo SUS ou por convênios”, recomenda.

O hospital, no entanto, ainda não sabe como os golpistas tiveram acesso aos dados de pacientes internados. Barankievicz observa que o mesmo tipo de golpe foi aplicado em outros municípios e que o Ministério Público iniciou investigações para apurar o caso. Em Irati, os familiares dos pacientes que receberam as ligações foram orientados a registrar Boletim de Ocorrência (BO) junto à polícia. A Santa Casa também registrou BO e afirma que o caso será devidamente investigado até mesmo para evitar que o golpe venha a ser novamente aplicado.

A Santa Casa ressalta que o procedimento de ligar na casa da família dos pacientes solicitando depósitos em dinheiro foge das rotinas administrativas do hospital e que a tentativa de aplicar o golpe deve ser informada à instituição pelo telefone (42) 3423-1311.


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.