Livro resgata história da comunidade de Monjolo

25% da arrecadação com a venda do livro será destinada para ajudar a família da…

27 de novembro de 2014 às 11h14m

25% da arrecadação com a venda do livro será destinada para ajudar a família da jovem Suelen Gil, que tem atrofia muscular

Da Redação, com reportagem de Rodrigo Zub

A moradora da comunidade de Monjolo, Filomena Zorek, irá lançar um livro que resgata a história da comunidade, que fica no interior de Irati. Parte da arrecadação com a venda da publicação será revertida para a campanha em prol do tratamento de Suelen Gil, também moradora de Monjolo, acometida de uma distrofia muscular. O lançamento ocorre no sábado (29), no salão da capela da comunidade de Monjolo, a R$ 20 o exemplar.

A pesquisa para a redação do livro iniciou em 2009, na época em que as Santas Missões Populares passaram pela localidade. Na ocasião, os moradores escreveram o histórico de Monjolo, para ser utilizado numa das celebrações. Ao ouvir a história da própria comunidade na missa, a autora do livro resolveu pesquisar a fundo, para que o texto fosse ampliado e a obra ficasse para a posteridade. A pesquisa foi concluída em 2012, momento em que se iniciou a edição do livro.

O livro se divide em 22 capítulos e cada um deles resume um aspecto histórico diferente da comunidade, como o surgimento do nome, a formação do povoado, a agricultura, a religiosidade, os serviços públicos, entre outros.

Filomena conta que nos 30 anos em que viveu na comunidade, sempre gostou de estar próxima das pessoas, em rodas de conversas em que relembravam os modos de divertimento e o convívio social entre os moradores de Monjolo.

Uma das principais curiosidades de Filomena, ao pesquisar a história do local, era descobrir como surgiu o nome: Monjolo. O nome foi dado por um engenheiro que atuou na construção da estrada de ferro. Conforme o que a autora levantou, na região havia muitos monjolos, onde se fabricava farinha de milho e fubá. Antes de se chamar Monjolo, o local era denominado Cachoeira, em função do nome do rio local.

Várias páginas serão ilustradas com fotos que mostram momentos históricos e recuperam o cotidiano da comunidade em décadas passadas.

Filomena comenta que a jovem Suelen Gil, para quem 25% da renda da venda dos livros será destinada, tem 18 anos e possui atrofia muscular e tem dificuldades de locomoção. A iniciativa em reverter parte da arrecadação para ela visa tentar dar uma melhor qualidade de vida a ela, para que consiga fazer algum curso, comprar algo que tenha desejo e para que a família tenha recursos de levá-la passear de vez em quando.

De acordo com a autora do livro, a menina estuda em casa e, no seu tempo livre, se distrai fazendo crochê. Filomena ressalta que ela tomou a iniciativa de ajudar Suelen, que é filha de um casal de agricultores, pois se sentiu sensibilizada com a condição da menina. 

Depois do lançamento do livro, será possível ter acesso aos exemplares através dos seguintes telefones: 9908-2302 – Filomena; 9941-6755 – Daiana e 9900-6629 – Rose Gil. 


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.