Atletas iratienses recebem Moção de Aplausos

Atletas representaram o município em competições de basquete e vôlei. Além da homenagem, vereadores cobraram…

05 de dezembro de 2014 às 10h06m

Atletas representaram o município em competições de basquete e vôlei. Além da homenagem, vereadores cobraram incentivos do Executivo ao esporte

Da Redação, com reportagem de Sergio Popo/Hoje Centro Sul

{block} Atletas e técnicos homenageados

Vôlei – Jogos da Juventude

Alessandra da Cruz
Ana Cláudia Pedroso
Érica Passos
Flávia Alessandra Kalusz
Giovana Oliveira
Gisele Carvalho
Jéssica Batista da Luz
Letícia Fiorese
Luana Rodrigues
Maria Luíza Kurik Gaspareto
Natália Leite Gadens
Poliana Taís Gasparello

Técnicos: Alcione Marafon e Paulo Roberto Machinski

Basquete – Jogos Abertos do Paraná

Edna Aparecida Carneiro Bettes
Gabrielle Menon
Gláucia Thalita
Leandra Aparecida Pavlak
Luciane Bienarski Menon
Paloma Gabriele dos Santos
Paola Karyellyn Carneiro
Renata Maria Toniolo
Ronilse Schimandeiro
Silvana    Maria Scheidt
Vanessa Carneiro do Nascimento

Técnico: Jorge Willian Pedroso Silveira

{/block} Atletas do vôlei e do basquete que têm representado Irati em competições esportivas em todo o Paraná receberam homenagens dos vereadores em sessão solene de entrega de Moção de Aplausos, na Câmara de Irati na última segunda (01). A entrega dos títulos foi proposta pelos vereadores Antonio Celso de Souza (Xoxolo) (PSD), Vilson Menon (PMDB) e Hélio de Mello (PMDB). Na ocasião, os vereadores aproveitaram a presença do vice-prefeito Oscar Renato Berger (PT) e do secretário de Esportes e Lazer, Ronildo Surek, para cobrar mais apoio, incentivos e investimentos no setor.

A homenagem para o time de voleibol feminino de Irati se refere ao segundo lugar conquistado na fase final dos Jogos da Juventude, que foi disputada no mês de agosto em Apucarana/PR. A classificação garantiu a vaga de Irati na divisão A dos Jogos da Juventude em 2015. 

Já o time de basquetebol de Irati conquistou o título da divisão B dos Jogos Abertos do Paraná em 2014. Para ficar com o título, a seleção de Irati venceu na primeira fase as equipes de Marilândia do Sul por 80 a 17 e Jacarezinho por WO. Na semifinal, o time de Irati derrotou Astorga por 55 a 38, enquanto que na final a vitória foi conquistada sobre Assis Chateaubriand por 50 a 33.

Vilson Menon salientou o empenho de algumas mulheres que exercem jornada dupla, pois além de atletas, algumas já são mães e donas de casa. O vereador criticou o pouco incentivo dado ao time de basquete, para que ele tenha condições adequadas para treinar. Disse que a homenagem é um símbolo de gratidão pelo esforço e dedicação das atletas, mas que é pouco perto do que o time necessita. Menon salientou, ainda, que a proposta da Moção não seguiria adiante sem o apoio dos demais vereadores e do Executivo. “Obrigado às duas equipes por terem louvado o nome de Irati. Nós temos muito a agradecer a vocês”, finalizou o proponente.

Antonio Celso de Souza, por sua vez, ressaltou que além da matéria-prima – os atletas – o esporte iratiense necessita de infraestrutura. O vereador voltou a falar do objetivo em ver logo concluída a obra do ginásio de esporte José Richa, iniciado na gestão anterior e paralisado por irregularidades técnicas detectadas no projeto e em sua execução.

Xoxolo enalteceu o trabalho desenvolvido pelos técnicos, Paulo Machinski, do vôlei, e Jorge Silveira, do basquete e se comprometeu a apresentar pedidos, projetos e requerimentos, além de continuar lutando pela melhoria da infraestrutura para o esporte. O vereador ressaltou a necessidade de a Secretaria de Esportes dispor de um ônibus próprio e exclusivo para o transporte dos atletas para as competições, além de investir mais em equipamentos esportivos e uniformes.

Hélio de Mello salientou o papel da Câmara de Vereadores, enquanto “casa do povo”, em poder reconhecer e valorizar o desempenho dos atletas que “são filhos desta terra”. “Quero parabenizar aqui o empenho dedicado, a força de vontade de cada um, a garra das atletas, o apoio dos familiares e dos envolvidos e a persistência do Jorge [Silveira] e do professor Paulo [Machinski]”, comentou.

O vereador criticou a prioridade dada ao futebol em detrimento de outros esportes e apontou o fato de que, para angariar recursos para manter os treinamentos, famílias de atletas e treinadores promoveram modos alternativos de arrecadação, como vendas de bombons, organização de jantares comunitários, entre outros. 

Hélio falou, ainda, que as práticas do esporte e da atividade física dão qualidade de vida e parabenizou às atletas por representar e defender o município, apesar de todas as dificuldades.

O vereador apontou, também, as dificuldades em realizar o transporte de alunos para competições esportivas, em função de que os pais, temendo pela segurança dos filhos, não autorizam que eles sejam levados pelo ônibus apelidado de “caveirão”, e necessitam levá-los em carros próprios. Segundo Hélio, o município poderia, nessas ocasiões, disponibilizar os ônibus escolares, tal como outras prefeituras fazem.

O vice-prefeito Oscar Renato Berger, em nome do prefeito Odilon Burgath, cumprimentou as atletas e as parabenizou pelas conquistas alcançadas ao longo deste ano em competições estaduais. “Estamos preocupados com o esporte em nosso município e estamos investindo o que podemos para melhorá-lo”, comentou.

Berger reconheceu que, apesar de faltar estrutura que atenda às necessidades do esporte profissional, o município empenhou esforços na breve recuperação do Ginásio Agostinho Zarpellon Júnior – Batatão – atingido pela enchente em junho. O vice-prefeito ressaltou também o investimento que a Prefeitura fez ao transferir o antigo Departamento de Esportes de uma salinha no ginásio para um novo local, quando foi transformado em Secretaria.     Berger destacou o papel exercido pelo esporte na construção da cidadania do jovem, ao afastá-lo da exposição aos vícios, como alcoolismo e drogas.

O vice-prefeito também salientou a iniciativa da Unicentro, com apoio da Prefeitura, em formar parceria com um time de Ponta Grossa, a fim de promover o futebol americano em Irati. Ele ainda anunciou para 2015 a criação de uma nova equipe, através da fusão com atletas de Dois Vizinhos. Além disso, antecipou que entre fevereiro e março do ano que vem a seleção brasileira da modalidade deve visitar Irati.


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.