Vereador assume a presidência da Casa pela terceira vez. Em 2013, Valdir Cabral foi prefeito interino durante nove meses
Rodrigo Zub
O bom filho a casa torna. O vereador Valdir Cabral (PDT) foi eleito na noite desta segunda-feira, 15, para comandar a Câmara de Inácio Martins no ano de 2015. Bandidão como é conhecido assume pela terceira vez a presidência da Casa.
Perfil:
Nome: Valdir Cabral da Silva
Idade: 48 anos (03/12/1966)
Naturalidade: Inácio Martins
Ocupação: Industrial
Escolaridade: Ensino Médio Completo
Votação: 305 Votos
Partido: Partido Democrático Trabalhista – PDT
Coligação: Inácio Sempre em Frente (PDT/PSC/ PR/ PSB)
Valdir concorreu ao cargo de presidente contra o vereador Gilnelson Jose Gomes de Oliveira (PSD). A votação terminou com a vitória do pedetista por 5 a 4. Rita Taborda (PTB) foi escolhida como vice-presidente da Câmara. Ela concorreu contra o atual presidente da Casa, Osvaldir Nunes Pereira (PT). A diferença entre Rita e Osvaldir também foi de apenas um voto (5 a 4).
Como não conseguiu ser eleito para presidente, Gil também concorreu ao cargo de primeiro-secretário, já que a eleição acontece de forma individual e não há necessidade de formação de chapas na Câmara de Inácio Martins. No entanto, o vereador do PSD foi novamente derrotado. Kleverson Perussolo (DEM) foi eleito como primeiro-secretário com cinco votos contra quatro de Gil. A disputa para o cargo de segundo-secretário teve candidato único. Com isso, Laureci José de Oliveira (PSDB) irá fechar a composição da Mesa Diretora no ano de 2015.
Em 2014, a Mesa Diretora foi formada pelo presidente Osvaldir Nunes Pereira, pelo vice-presidente Sidnei Lopes (PSB), pelo primeiro-secretário Gil, e o segundo-secretário João Artur Cavassim (PMDB).
Trajetória política de Valdir Cabral
© Prefeitura de Inácio Martins/Arquivo
Valdir Cabral exerceu o cargo de prefeito interino de Inácio Martins em 2013
Em sua trajetória política, Valdir Cabral já foi eleito vereador em outras duas legislaturas (1993-1996 e 2001-2004). Em um dos mandatos, ele assumiu o comando da Câmara de Inácio Martins durante o biênio 1995/1996. Em 2013, o pedetista foi eleito para comandar a Casa pela segunda vez. Porém, logo no início do período legislativo, Bandidão assumiu a prefeitura de Inácio Martins, de forma interina, após a cassação do mandato do prefeito Lauri Setrinski (PSDB), que permaneceu apenas 30 dias no cargo.
Lauri Setrinski e o vice Douglas Pasqualin, eleitos em 2012, tiveram os mandatos cassados por abuso do poder econômico, caracterizado pelo fato de ambos não terem prestado contas dos gastos de campanha.
Valdir Cabral exerceu o cargo de prefeito durante nove meses em 2013. Bandidão foi um dos três candidatos da eleição suplementar que ocorreu em novembro do ano passado. O vereador somou 2.023 votos e terminou na segunda posição. Marino Kutianski (PSDB) foi eleito prefeito com 2.854 votos (44,04% dos votos válidos).