Moradores pedem cascalhamento da estrada de Linha A de Gonçalves Junior. Segundo agricultores, prefeitura se comprometeu de realizar o trabalho até segunda-feira, dia 12
Rodrigo Zub
Moradores do interior de Irati procuraram a reportagem da Rádio Najuá, a fim de manifestar seu descontentamento com a situação da estrada rural da localidade de Linha A de Gonçalves Junior. Os agricultores alegam que há dois anos solicitam melhorias no local, mas desde então, não foram atendidos pela administração municipal.
“Começamos em 2013 e pedimos mais de 30 vezes. Mandaram aguardar no fim de 2013 para fazer as outras estradas de transporte escolar e já iam fazer pra nós. Em 2014 não apareceu nenhuma patrola. Por isso, a gente veio hoje através da rádio para se manifestar porque estamos em uma situação crítica. As estradas estão precárias”, relata o agricultor Sidnei Rudniak.
Com a proximidade da safra de fumo, milho, feijão e soja, os produtores rurais temem que não consigam escoar a produção, já que a estrada não oferece boas condições de tráfego. Sidnei diz que cerca de nove moradores se reuniram e foram até a prefeitura, na manhã de quarta-feira, 7, para solicitar o patrolamento e o cascalhamento da estrada.
“O Tribek [funcionário do Pátio de Máquinas da Prefeitura] se comprometeu e disse que até segunda-feira, dia 12, ia resolver a nossa situação. Ele [Tribek] disse que a patrola está por perto e já ia resolver a situação. Só a patrola não adianta existem vários atoleiros. Precisamos da patrola e caminhões levando cascalho em pontos críticos”, avalia Sidnei.
O morador Léucio Konopka afirma que nem mesmo tratores conseguem trafegar pela estrada rural de Linha A de Gonçalves Junior. “Semana passada atolou até o chassi do trator. Se precisar sair de carro numa situação de saúde está impossibilitado. São dois anos, são dez estufas de fumo que existem nessa estrada, a receita gerada por essas estufas é suficiente para que se faça alguma coisa. Não tem mais como postergar. Se tem algum problema de disponibilidade de máquina, é falta de planejamento, pois máquina tem na prefeitura. Outra coisa, quando tem alguma festa na região, as máquinas passam, inclusive no asfalto”, comentou.
O agricultor João Gura Junior revela que o vice-prefeito Oscar Renato Berger havia se comprometido com os moradores de disponibilizar pelo menos cinco caminhões com cascalho para recuperar a estrada. “Mas até hoje não apareceu. A gente já está cansado. Pra nós chega, basta, não dá mais isso aí”, desabafa.
Caso a estrada não seja recuperada até segunda-feira, dia 12, conforme prometido por funcionários do Pátio de Máquinas, os agricultores prometem se reunir e realizar novas solicitações na prefeitura. “Se caso esse trabalho não seja feito na segunda-feira, no dia seguinte, dia 13, já combinamos de voltar na prefeitura e vamos ficar aguardando a máquina e os caminhões para fazer essa obra. Se prometeram vamos fazer. Chega de ficar postergando essas solicitações”, afirma Léucio.
“A gente não quer que faça a estrada inteira sabemos das dificuldades da prefeitura, pois todas as estradas estão em condições ruins, mas queremos que arrumem pelo menos as partes mais críticas”, solicita Sidnei.
Confira a situação da estrada de Linha A de Gonçalves Junior nas fotos de Leúcio Konopka.