Planejamento de obras no Rio das Antas já está quase pronto, diz prefeitura

Chefe de gabinete da Prefeitura de Irati, Peterson Salamão, garantiu que obras serão realizadas para…

08 de janeiro de 2015 às 15h08m

Chefe de gabinete da Prefeitura de Irati, Peterson Salamão, garantiu que obras serão realizadas para evitar alagamentos

Paulo Henrique Sava e Jussara Harmuch

Após o registro de mais alagamentos em alguns pontos de Irati, mais especificamente na Vila São João e em Engenheiro Gutierrez, o chefe de gabinete da Prefeitura de Irati, Peterson Salamão, participou da edição do programa Meio Dia em Notícias desta quarta-feira, 07, para explicar quais ações serão tomadas para evitar que este tipo de problema aconteça novamente.

De acordo com Peterson, o secretário de obras, Luciano Menon , e o secretário de engenharia e urbanismo, Sandro Podgurski, já verificaram as áreas que foram alagadas e estão com um planejamento quase pronto para fazer as melhorias necessárias afim de evitar este tipo de situação.

“Nós sabemos que estes problemas vêm ocorrendo há muitos anos, porém nós vamos fazer o esforço necessário para resolver a situação tanto da Vila São João quanto do Riozinho e das demais localidades”, comentou.

Sobre a dragagem, Peterson afirmou que a licença concedida pelo IAP ao município venceu no dia 28 de novembro de 2014, mas uma nova licença já foi solicitada para que a dragagem possa ter continuidade.

“Nós sabemos que a dragagem é fundamental nos trechos vulneráveis. Já fizemos ela no bairro Canisianas e nas proximidades da BR 277, e queremos continuar seguindo o leito do rio, basta apenas  chegar a licença ambiental do IAP e a gente já vai iniciar os outros trechos da dragagem do rio”, confirmou.

Sobre o alagamento que ocorreu no centro da cidade no mês de dezembro, Peterson ressaltou que, em reunião realizada recentemente com os empresários da região das ruas Dr. Munhoz da Rocha e Carlos Thoms, o prefeito Odilon Burgath se comprometeu a fazer a limpeza dos bueiros da área central da cidade. 

Ainda segundo Peterson, a Secretaria de Engenharia e Urbanismo está finalizando um projeto para desviar o curso do Arroio dos Pereiras do centro de Irati. 

“O que acontece ali é que a água que vem do bairro Alto da Glória e de toda a parte alta da cidade está desembocando na Munhoz da Rocha e imediações. O Sandro (Podgurski) já está focado nisso, a prefeitura está terminando este estudo para que nós possamos fazer os reparos emergencialmente e resolver esta situação”, comentou.

De acordo com Peterson, este estudo é necessário para ser feita uma ação que resolva o problema dos alagamentos. “É algo mais complexo por causa dos prédios que estão em volta e das residências. Nós temos que ter este cuidado com todo o entorno para não prejudicar a questão ambiental e para que possamos resolver o problema”, finalizou.






Moradores pedem auxílio ao poder público

Vários moradores participaram do programa Meio Dia em Notícias da última segunda-feira, 05, para pedir ajuda do poder público na solução deste problema, que há anos afeta o bairro.

A aposentada Eva Maria dos Santos, que mora na Rua Santa Catarina, disse que bastam duas chuvas para que o problema volte a assustar os moradores. “As vezes o terreno enche, a água entra na casa e toda a viga as tábuas apodrecem e ficam caindo”, comentou. 

A moradora Vilmara Correia disse a reportagem da Najuá que, com as chuvas do último domingo, vieram também as lembranças das enchentes do ano passado.

Para Vilmara, é necessário apenas que a prefeitura faça a dragagem do rio para que os moradores possam dormir tranquilos.  

“Esperamos que isso seja feito o quanto antes, e que eles não esperem ver o povo perdendo as coisas, entrando em desespero e tendo problemas de saúde para tomarem providências”, destacou.

Fotos: Paulo Henrique Sava e Tainara Vaz



Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.