Pesca no local havia sido liberada, à vontade, por temor de que os peixes morressem
Da Redação
O tanque do Lago da Prainha, um dos cartões postais do município de Fernandes Pinheiro, rompeu entre os dias 6 e 7 de janeiro. O vice-prefeito Osmar Vaz Ferreira (Marinho), explica que o problema foi ocasionado pelas fortes chuvas que ocorreram nos primeiros dias do ano, o que fez com que o lago transbordasse. Como o tanque foi rompido, na quarta passada (7) ele amanheceu seco.
Segundo Marinho, a demora para que a Prefeitura tomasse providências no local se deve à necessidade de um laudo técnico sobre o ocorrido antes de qualquer intervenção. Esse laudo permite que se faça um projeto para recuperar o local e evitar novos incidentes semelhantes.
O vice-prefeito também contou que, devido ao rompimento do tanque, a Prefeitura permitiu que a população pescasse no local à vontade até a quinta (8) e, na sexta (9), interrompeu a permissão, pois os peixes que restaram no lago não corriam mais o risco de morrer.
“Vamos deixar fechado por alguns dias, até que possamos recuperar a Prainha. Pedimos a compreensão do povo que gosta de pescar em Fernandes Pinheiro”, comentou.
De acordo com Marinho, o laudo é necessário para compreender as causas do rompimento. Acredita-se preliminarmente, que a estrutura ao lado das manilhas tenha se rompido pela falta de proteção no início, na entrada da tubulação. Assim que o local for recuperado, deve ser abastecido com mais peixes. Antes, no entanto, deve haver a licitação para a compra deles.
A pesca na Prainha, por força de lei municipal, é restrita aos munícipes de Fernandes Pinheiro, que estejam devidamente cadastrados. Quem não tem a carteirinha, deve procurar a Secretaria de Agricultura para obter a permissão.