Corpo de Bombeiros realiza treinamento de técnicas aquáticas

Técnicas serão aplicadas em rios, lagos, piscinas e cachoeiras da região Paulo Henrique Sava Nesta…

17 de janeiro de 2015 às 13h39m

Técnicas serão aplicadas em rios, lagos, piscinas e cachoeiras da região

Paulo Henrique Sava

Nesta sexta-feira, 16, o Corpo de Bombeiros de Irati realizou um treinamento de instrução de técnicas aquáticas. 

Este treinamento faz parte do calendário anual do Corpo de Bombeiros e inclui técnicas, como busca e salvamento, condução de embarcações, entre outras.

O treinamento foi realizado durante todo o dia na Chácara Vosnika, na comunidade do Pinho de Baixo. Em entrevista a Najuá, o comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Élcio José de Meira, explicou que este tipo de treinamento é realizado nesta época do ano devido ao aumento no número de ocorrências de busca de pessoas e afogamentos na região.

“A gente pegou todos os ramos da atividade dos bombeiros que dizem respeito a este tipo de serviço, como a condução de embarcações a motor e a remo, a demonstração de técnicas de emborcar e desemborcar uma embarcação, ou seja, como desvirar ela, no caso de barcos infláveis, e também treinamos técnicas de mergulho e de salvamento aquático, que são as mesmas utilizadas pelos guarda-vidas na praia”, destacou Meira.

O capitão comenta que, na maioria das vezes, quando o Corpo de Bombeiros chega para fazer o salvamento, a pessoa já se afogou. 

Meira citou o exemplo do caso ocorrido com o jovem Eliton Junior Caldas Santos, de 18 anos, morador do município de Pinhão, que morreu ao se afogar em um rio nas proximidades de Inácio Martins. Porém, o comandante afirma que, em algumas situações, os bombeiros conseguem resgatar pessoas com vida de rios e lagos da região. 

“Por isso, todas estas técnicas foram treinadas para a gente relembrar aquilo que muitas vezes aprendemos em cursos e acaba ficando esquecido. O trabalho do Corpo de Bombeiros é de muito treinamento , aprendendo na teoria mas também aplicando na prática, porque se nós não estivermos treinando, podemos ser pegos de surpresa”, comenta.

Além de um barco inflável e de dois barcos de alumínio, durante o treinamento foram utilizados equipamentos de mergulho, como cilindros de ar e roupa com colete equilibrador (equipamento usado pelos bombeiros para afundar ou subir) com cinto de lastro. Também foram utilizados equipamentos de salvamento, como o life belt (bóia colocada para fazer o salvamento e o deslocamento da pessoa afogada, muito utilizada pelos guarda-vidas no litoral).

“Tivemos um bom dia para fazer estas atividades e pudemos empregar as técnicas e treinar bastante para poder atender bem a população”, comentou.


Para o capitão, as situações de afogamento são as mais difíceis de serem enfrentadas pelo Corpo de Bombeiros. “É o que eu sempre falo, em um incêndio, quando acontece apenas com bens materiais, é mais fácil, mas quando envolve a vida, realmente é uma situação muito triste, principalmente para quem perde o seu ente querido”, finalizou.

Devido ao efetivo reduzido, neste ano o Corpo de Bombeiros não está realizando rondas pelos rios, cachoeiras, piscinas e lagos da nossa região. Qualquer ocorrência pode ser informada através do telefone 193. A ligação é gratuita.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.