Delegada Eliete Kovalhuk orienta sobre o que a pessoa deve fazer para não cair neste tipo de golpe
Paulo Henrique Sava
Na última semana, várias pessoas receberam ligações de pessoas estranhas, dizendo que familiares que supostamente estariam em viagem tiveram problemas no automóvel e precisavam do guincho da empresa concessionária do pedágio.
Na mesma chamada, os estelionatários pediam que as vítimas realizassem depósitos bancários em duas contas para um suposto pagamento do serviço do guincho.
Desconfiadas de que se tratava de um golpe, estas pessoas procuraram a Delegacia de Polícia Civil de Irati e repassaram para os investigadores os números das contas e do telefone de onde foram originadas as ligações.
A reportagem da Najuá procurou a delegada Eliete Kovalhuk para saber quais os procedimentos necessários para evitar que pessoas caiam neste tipo de golpe.

Eliete explica que, na maioria das vezes, os estelionatários se aproveitam da inocência das pessoas para inventar uma história e fazer com que ela acredite que deva realmente depositar a quantia para fazer o suposto “pagamento” ao guincho ou ao mecânico. A delegada explica o que a pessoa deve fazer ao receber ligações deste tipo.
“Se ligar alguém com este tipo de história, a pessoa deve ter o cuidado primeiro de não prolongar a conversa, porque este pessoal tem uma lábia muito forte, e, se puder, anotar os dados, assim como nós conseguimos dois números de contas diferentes, mas que vieram do mesmo número de telefone”, comentou.
Eliete destaca também que, a partir de agora, serão solicitados os dados das pessoas que fizeram as ligações para que a Polícia Civil possa dar início as investigações.
A delegada pede que, assim que receber a ligação, a pessoa desligue imediatamente o telefone e ligue o mais rápido possível para a Polícia Civil e repasse os dados do telefone e da conta bancária para depósito. De acordo com Eliete, estas informações são essenciais para o início das investigações.
A delegada ressalta ainda a importância de a pessoa entrar em contato imediatamente com o familiar citado pelos estelionatários para se certificar da situação. “Se a pessoa ficar na dúvida ou acreditar que o fato possa ser verdadeiro, ela deve ligar para um parente próximo ou para a suposta vítima para confirmar esta situação”, afirmou.
Eliete comenta que, na maioria dos casos, a pessoa está bem e não tem sequer a intenção de sair de viagem. “Por isso, a gente fala que isso é um golpe mesmo e que os estelionatários se aproveitam da bondade e da ingenuidade da pessoa para conseguir a vantagem indevida”, destacou.
A delegada afirma ainda que, quando a pessoa cai no golpe e deposita o dinheiro, é muito difícil reverter a situação. “É muito difícil porque, assim que o dinheiro é depositado, esse pessoal consegue levantar e cancelar contas, e para a gente também fica mais difícil, porque, para a gente chegar as origens desta pessoa, demora um certo tempo , então o conselho mesmo é para não depositar nada antes de se certificar da real situação da suposta ‘vítima’ do golpe”, ressaltou.
Segundo a delegada, a partir do momento em que os investigadores estiverem de posse dos dados sobre as ligações, como números de celulares e de contas bancárias, eles farão um levantamento sobre os dados cadastrais dos estelionatários.
De acordo com Eliete, as ligações feitas para pessoas de Irati foram originadas por um mesmo celular, que terá seu número averiguado para que a Polícia Civil descubra qual a cidade de origem dos golpistas. O número do celular que originou as ligações é 41 6581-238530
Eliete orienta as pessoas para que compareçam a Delegacia de Polícia e denunciem assim que receberem qualquer tipo de ligação ou mensagem suspeita.
“A gente parte de elementos que as pessoas nos trazem para começar a investigar, então elas vêm aqui, registram as ocorrências e nos trazem os elementos para que a gente possa ter condições de averiguar as situações”, completou.
As denúncias sobre os golpes via telefone podem ser feitas diretamente nas delegacias da Polícia Civil. Em Irati, a delegacia fica na Rua XV de Julho. O telefone para contato é 42 3422-2020.
Esclarecimento da concessionária
Em nota, a concessionária Caminhos do Paraná informa que, além dos serviços de conservação e recuperação das rodovias, presta também serviços de inspeção rodoviária e emergenciais, como atendimento pré-hospitalar, atendimento mecânico (guincho e resgate) e atendimento a incidentes.
A concessionária informa que não realiza nenhum tipo de cobrança adicional pela prestação de qualquer um destes serviços. A empresa comunica ainda que a utilização do nome da concessionária para cobrança de valores além da tarifa constitui má fé e crime previsto na legislação brasileira.
Quanto ao golpe do falso mecânico, a empresa solicita que a pessoa entre em contato com as autoridades competentes, como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar ou Polícia Civil.
A Concessionária se colocou à disposição para maiores esclarecimentos, que podem ser solicitados através do telefone 0800-42-1010. A ligação é gratuita.