Força Jovem Universal se destina a adolescentes e jovens entre 15 e 22 anos
Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava
Com o lema “Saiba Dizer Não”, o projeto Força Jovem Universal enfatiza a temática da resistência às drogas. Segundo Rodrigo Huk, que participa da iniciativa, os meios de convívio da juventude facilitam o acesso às drogas e, de certa forma, a necessidade de envolver-se em grupos pode induzir ao ciclo de experimentação, uso, abuso e vício.
Uma vez dentro dele, o jovem vai depender de muito apoio para enfrentar a situação e sair do vício, acredita Huk, para quem o grupo teria servido como grande estímulo para abandonar o vício. Segundo ele, nem sempre o internamento em clínicas terapêuticas ou de reabilitação resolve o problema.
A Força Jovem Universal existe desde que a Igreja Universal passou a funcionar em Irati e acolhe adolescentes e jovens entre 15 e 22 anos, de acordo com Huk. Um evento promovido pela Força Jovem Universal que seria realizado neste sábado, 24, em Curitiba, foi transferido para março em função de que o local escolhido não suportaria a quantidade de público esperado para o evento. Por enquanto, o novo local e data ainda não estão definidos.
O evento deve servir para convidar mais jovens a integrar o projeto e buscar a oportunidade de uma vida livre das drogas e dos malefícios que ela possa vir a causar, em diferentes níveis, incluindo o social e financeiro. “Dentro do Força Jovem, tem a Consciência Jovem, que busca trazer o jovem de volta para o mercado de trabalho”, conta. Cerca de 30 pessoas integram o projeto em Irati, de acordo com Huk, mas ele existe também nas cidades do entorno, como Rebouças, Inácio Martins, Teixeira Soares e Imbituva.
Na parte social, o projeto desenvolve campanhas de arrecadação de alimentos para serem doados a instituições de caridade e a famílias com necessidade; são desenvolvidos também programas esportivos, pois o esporte é visto como uma atividade que estimula o jovem ao lazer e, dessa forma, o afasta do risco de envolvimento com drogas. Além do Consciência Jovem, que visa trazer o jovem para o mercado de trabalho, existem projetos de cultura, que incentivam ao teatro, à dança.
Para quem se interessa em participar do projeto Força Jovem Universal, as reuniões ocorrem semanalmente, aos sábados, às 16h, na sede da Igreja Universal em Irati, na Rua 19 de Dezembro, 447. Mais informações pelo (42) 9832-0901 (Rodrigo) ou (42) 9962-6005 (Denise).