Houve registro de ocorrências na região central e nas proximidades da perimetral
Paulo Henrique Sava
A chuva forte que caiu em Irati no início da noite desta terça-feira, 27, causou pontos de alagamento na cidade. A água mais uma vez tomou conta de parte das ruas Dr Munhoz da Rocha e Carlos Thoms, na região central, quase invadindo as lojas próximas.
Na Rua da Liberdade, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes, a água chegou a invadir alguns escritórios e residências próximos.
Um motorista de um Ford Belina arriscou a sorte e passou pelo meio da água.
Outro local que foi bastante atingido pela chuva desta terça-feira foi a rua José Damas Soares, paralela a Avenida Perimetral João Stoklos. A água invadiu as casas próximas e causou muitos estragos e prejuízos para os moradores.
A moradora Ana Rita Chuproski relatou a reportagem da Najuá que esta foi a primeira vez que a água atingiu a sua residência. “Já tinha entrado no terreno, na meia água, no quarto da minha filha, agora entrou e molhou tudo que estava na minha casa e estragou mais da metade das coisas”, comentou.
De acordo com Ana Rita, a Prefeitura Municipal havia se comprometido em consertar o manilhamento do Rio das Antas, que passa nas proximidades, até o dia 5 de dezembro do ano passado, mas a data acabou sendo prorrogada para o último dia 05 de janeiro. No entanto, segundo a moradora, até agora nada foi feito no local.
“Eles que ma façam uma proposta e me tirem daqui, que me deem um outro lugar para morar até eles consertarem, porque eu tenho pessoas doentes em casa, a minha sogra e o meu pai, que está internado. O meu cunhado também está doente, e como a gente vai ter sossego quando o tempo fechar?”, desabafou.
Fotos: Paulo Henrique Sava, Giseli Mierzwa e Edson, morador da Rua José Damas Soares
Ana Rita comenta que os moradores sofrem com alagamentos desde a enchente de junho de 2014. Esta já é a quinta vez que a água invade as casas na região, mas segundo a moradora, esta foi a pior de todas. Ela diz que os moradores esperam que algo seja feito pela região o mais breve possível.
“Eles têm que tomar consciência que o povo sofre com isso e fica nervoso. No carro do meu marido pegou água, da outra vez foi no carro da minha filha. Tivemos despesas de oficina, e ninguém vai pagar, porque ninguém está se preocupando”, desabafou a moradora.
O Corpo de Bombeiros esteve no local por volta das 20 horas e retirou a sogra de Ana Rita da residência. Ela foi levada para receber cuidados médicos.
Francisco Dias, um dos moradores da região, comenta que, além das obras de desobstrução de galerias, manilhas e bueiros, a população precisa ter consciência e não deve jogar lixo nos rios. Ele pede que a administração pública verifique quais os pontos da cidade que mais sofrem com os alagamentos e faça as melhorias necessárias para evitar este tipo de problema.
“Antigamente a periferia sofria mais com os problemas, e hoje o pessoal do centro também sofre. Infelizmente eu estou com problemas na casa do meu irmão e nós sofremos junto, assim como tem mais pessoas passando pelo mesmo problema”, comentou.
Segundo Francisco, os moradores torcem para que não haja outra enchente nos próximos dias para que a prefeitura consiga realizar as obras necessárias no local.
Não foram registrados outros pontos de alagamento em Irati.