Vento forte e granizo causaram queda de vários galhos de árvores sobre a rede elétrica. Novos temporais podem ocorrer nessa terça-feira
Rodrigo Zub
A chuva forte acompanhada de rajadas de vento e granizo registrada no fim da noite de segunda-feira, 2, deixou 10.757 unidades consumidoras sem luz em Irati. O temporal que durou cerca de 30 minutos causou apreensão entre os moradores, já que vários galhos de árvores caíram sobre a rede elétrica.
Segundo informações da Copel, toda a região central da cidade foi afetada pela chuva. Os primeiros registros de moradores sem luz aconteceram por volta das 23h15 na rua Trajano Grácia, Avenida Getúlio Vargas, bairro Canisianas, Jardim Califórnia, Alameda Virgílio Moreira, entre outros locais. De acordo com a Copel, a queda no fornecimento de energia ocorreu em função do rompimento de cabos, que foi ocasionado pelo deslocamento de troncos e galhos de árvores sobre a fiação elétrica.
Alguns moradores do bairro Camacuã, do loteamento Fernandes Gomes e da região do Kosinski tiveram a energia elétrica restabelecida somente na manhã desta terça-feira, 3.
Conforme a Copel, a linha que abastece parte dos municípios de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares também foi afetada pela chuva. Com isso, mais 5.048 unidades consumidoras ficaram sem luz.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência na rua Alexandre Pavelski, no bairro Alto da Glória. No local, algumas chapas de compensado caíram de uma construção e atingiram uma residência. Com isso, o telhado da casa ficou danificado e acabou molhando alguns eletrodomésticos.
Imagens: Paulo Henrique Sava, Ana Maria, Cassi Braun, Rose Harmuch e Matheus Alves Pires
A equipe do Corpo de Bombeiros de Irati iniciou o trabalho de vistoria na área central da cidade na manhã de hoje, 3. A corporação havia sido acionada por cinco moradores, até a conclusão dessa reportagem. As árvores serão cortadas nas situações que ofereçam risco aos moradores, informa o Corpo de Bombeiros de Irati. Já nos outros casos, a prefeitura será responsável pela limpeza de entulhos e outros materiais que ficaram acumulados nas ruas com as chuvas.
A temperatura máxima na estação meteorológica de Fernandes Pinheiro, a mais próxima de Irati, na segunda-feira, 2, foi de 28,4 º C, segundo o Simepar. Já a quantidade de chuva registrada no mesmo período foi de 6,4 milímetros.
A massa de ar quente e úmida favorece a incidência de raios, e, em alguns casos, também o registro de rajadas de vento fortes e queda de granizo, diz o meteorologista do Simepar, Reinaldo Olmar Kneib.
A temperatura máxima prevista para hoje é de 28º C. Desta forma, a possibilidade de ocorrer novos temporais com algumas trovoadas permanece entre a tarde e a noite em Irati e região.
Alguns moradores de Irati registraram fotos do granizo. Em alguns locais, cerca de nove horas após a chuva ainda era possível observar pedras de gelo sobre a vegetação.
Em contato com o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Claudio Ramos, a reportagem da Najuá foi informada que a chuva de granizo não afetou as lavouras no interior do município. Em um levantamento inicial, a secretaria informa que a região do Itapará foi atingida por uma chuva forte na tarde de segunda-feira, 2. Ramos ainda diz que uma equipe já está a campo realizando vistorias nas propriedades rurais e possíveis locais atingidos.
A prefeitura de Irati informa que a secretaria de Ecologia e Meio Ambiente já está nas ruas realizando o trabalho de retirada de entulhos e galhos que caíram com a chuva. “A secretaria de Ecologia e Meio Ambiente está mobilizada para desobstruir as galerias e retirar as árvores caídas”, relata a secretaria de Comunicação.