Secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo conta que ela será interditada e demolida, pois não oferece mais condições de tráfego
Edilson Kernicki, com reportagem de Paulo Henrique Sava
A Prefeitura Municipal de Irati sinalizou que deve finalmente resolver uma antiga reivindicação dos moradores do loteamento Santa Fé: a reconstrução da ponte que liga o bairro, através da Rua Pacífico Borges, aos bairros DER e Pedreira. Há pelo menos três anos, os moradores da região vêm reivindicando a construção de uma ponte nova ou, no mínimo, o reparo da antiga, que há tempos oferecia perigo a motoristas e pedestres, por apresentar pregos expostos e tábuas soltas.
De acordo com o secretário municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Sandro Podgurski, a Prefeitura determinou a imediata interdição da antiga ponte de madeira, após vistoria na manhã desta quarta (4). “Vamos demolir e retirar a ponte que existe lá para refazer a ponte imediatamente”, comunica. Ainda conforme o secretário, a interdição deve durar cerca de 20 dias, até que a nova ponte fique pronta.
Nesse intervalo, os moradores das imediações vão precisar adotar um trajeto alternativo. Pedestres podem se deslocar pela passarela recentemente refeita, logo adiante do Fórum Eleitoral, próximo à Avenida Perimetral, na Rua Diamante – acesso ao bairro Pedreira. Já quem estiver de automóvel, terá de adotar um desvio mais longo, pela Rua das Macieiras e pela Rua Ametista, saindo ao lado do Ginásio de Esportes Batatão, pela Rua Sebastião Colaço Vaz.
O secretário explica que, da ponte antiga, só será possível aproveitar a fundação de concreto e a parte de madeira será completamente refeita. Segundo Podgurski, nesse momento a ponte não será construída em concreto, pois demandaria um nível mais alto para permitir a passagem de água sobre ela. Contudo, ele não descarta que, no futuro, que haja a possibilidade de se elaborar um novo projeto para que se construa uma ponte de concreto. Mas antes é necessário adequar o nível da rua, salienta.
Desde 2012, os moradores já reclamavam do estado da ponte, que não oferecia condições seguras de trafegabilidade (confira mais detalhes no saiba mais). Algum tempo depois, a Prefeitura instalou uma placa no local, recomendando apenas a passagem de veículos leves sobre a ponte. Nos últimos dias, várias pessoas se manifestaram nas redes sociais e também no quadro “Voz do Povão” do programa Meio Dia em Notícias pedindo para que a ponte fosse reconstruída.
Confira as imagens da situação precária da ponte desde 2012.
