Bateria Tobias Leandro agita a última noite do carnaval iratiense

Chuva atrapalhou as festividades, mas mesmo assim a programação foi mantida nas quatro noites Paulo…

18 de fevereiro de 2015 às 13h28m

Chuva atrapalhou as festividades, mas mesmo assim a programação foi mantida nas quatro noites

Paulo Henrique Sava

Nem a chuva fina que caiu em Irati afastou os foliões da rua Carlos Thoms na última noite do Carnaval iratiense. Muitas pessoas saíram de casa para ver os desfiles do Corso Carnavalesco, do dragão e da Bateria Tobias Leandro. Apenas o campeonato de skate, que estava marcado para a tarde desta terça-feira, 17, foi cancelado devido às chuvas.

Samba enredo

Quem compareceu à Rua Carlos Thoms aproveitou a última noite do carnaval e dançou ao som do samba-enredo da Bateria Tobias Leandro, que neste ano homenageou o bairro Rio Bonito. O compositor da música “Rio Bonito de Irati”, Gilson Rocha, falou sobre a homenagem prestada a um dos bairros mais tradicionais da cidade. 

Ele comenta que a proposta de composição da homenagem partiu de integrantes da própria bateria e da Secretaria de Cultura. De acordo com Gilson, todos os anos um bairro da cidade será homenageado com o samba-enredo do carnaval. 
“Foi lançada a proposta, e com a pesquisa do Marcelo de Ávila Francos e do Cásiso Viante, surgiu a letra e a música minha e do Antoninho Lopes.”, comentou.

Canadenses visitam carnaval de Irati

Além da população iratiense e de cidades vizinhas, o carnaval de rua de Irati recebeu também a visita de uma família que mora no Canadá. Juliane, que é iratiense, é casada há cinco anos com David Lepriemen, que é canadense. Ela veio visitar o irmão e aproveitou para levar o esposo e as filhas para ver o Carnaval iratiense.

“Ele falou que está gostando muito de ver as pessoas se divertindo, mesmo com a chuva. Que pena que está chovendo tanto, porque é a primeira vez que ele vem para o Carnaval”, comentou Juliane.

“Chuva não tirou o brilho da festa”, diz o prefeito Odilon Burgath

O prefeito de Irati, Odilon Burgath (PT), destacou que a chuva, apesar de ter atrapalhado um pouco, não tirou o brilho do Carnaval iratiense.

“Mesmo assim, nesta última noite nós tivemos várias pessoas chegando, se abrigando sob os toldos das lojas e outras aproveitam para pular porque é carnaval e enfrentam mesmo assim a chuva. O importante é disponibilizar a festa para as famílias e a prefeitura cumpre o seu papel em disponibilizar este espaço para os cidadãos iratienses”, destacou.

Em entrevista a Najuá, a secretária de cultura, Claudete Basen, destacou que a chuva acabou atrapalhando as festividades, mas mesmo assim a programação foi mantida.

“Este ano o nosso carnaval foi prejudicado sim por causa do tempo, mas tivemos várias atrações belas, como o Carnaval Cristão, a pintura facial, a apresentação do grupo do projeto Pé na Estrada, com ações sociais. Na verdade, o carnaval foi complicado, mas nós não cancelamos, fomos valentes, guerreiros e mantivemos a programação”, afirmou.

Confira as imagens das duas últimas noites do Carnaval 2015 na lente de Paulo Henrique Sava.


Público marcou presença

A reportagem da Najuá conversou também com o público que marcou presença na última noite do carnaval iratiense. Michelly Dino, moradora de Engenheiro Gutierrez, levou toda a família para curtir a festa. 

“Está muito bom, uma pena que a chuva estragou estes três dias”, ressaltou.
Já para Ronaldo, também de Engenheiro Gutierrez, a alegria tomou conta da população, mesmo com tempo chuvoso. “É bom, porque ter momentos de lazer é muito gostoso”, ressaltou.

Pacífico Borges concede entrevista a Najuá

A reportagem da Najuá conversou também com um dos personagens mais importantes da história de Irati. Trata-se de Pacífico de Souza Borges, interpretado no concurso de fantasias por José Maria Gracia Araújo.

“O ‘nhô Araújo’, que mora aqui, me convidou para desfilar junto com a banda lá do Rio Bonito, mas como fui eu que descobri o Rio Bonito em 1830, aceitei imediatamente participar da banda. Daí, o pessoal quis que eu desfilasse também com uma fantasia e eu desfilei e estou aqui para homenagear este grande público de Irati”, brincou Araújo, interpretando o personagem.




Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.