Unicentro faz parceria com universidade polonesa

Durante encontro, foi estabelecida uma parceria entre a universidade polonesa e a UNICENTRO Paulo Henrique…

02 de março de 2015 às 17h56m

Durante encontro, foi estabelecida uma parceria entre a universidade polonesa e a UNICENTRO

Paulo Henrique Sava, com reportagem de Genoveva Zavilinski

{JIMG0}O reitor da Universidade Tecnológica de Kielce, na Polônia, Stanislaw Adamczak, visitou Irati na última semana e participou de um encontro em que foi concretizada uma parceria de intercâmbio entre a instituição e a Unicentro. Ele participou da reunião junto com representantes da Secretaria de Cultura de Irati, o diretor do Campus de Irati da Unicentro, Edélcio José Stroparo e com o chefe do Departamento de Cooperações Internacionais da Universidade Tecnológica de Kielce, Ryszard Maj. 

Os professores poloneses visitaram a Rádio Najuá, juntamente com o padre Casimiro Dlugosz, que auxiliou na tradução do polonês durante entrevista concedida a Genoveva Zavilinski.

O objetivo da reunião, segundo Ryszard, foi estabelecer uma proposta de intercâmbio com estudantes das universidades das regiões onde a comunidade polonesa está presente no Brasil. “Fazer intercâmbio tanto entre os professores das universidades desta região e de Kielce, como também convidar os jovens para estudar na Polônia”, destacou o professor.

De acordo com Padre Casimiro, o reitor Stanislaw Adamczak veio pela segunda vez para o Brasil, conhecendo Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o padre, o reitor ficou surpreso ao saber que estava em uma região com uma forte presença da comunidade de descendentes de poloneses. “Em todo lugar onde nós passamos ele nota os sinais desta presença”, comentou o padre.

Segundo o reitor, a presença da Universidade de Kielce no Brasil tem o objetivo de abrir a possibilidade de os brasileiros possam conhecer e estudar na Polônia.
 
Estrutura da universidade

De acordo com o chefe do Departamento de Cooperações Internacionais da Universidade Tecnológica de Kielce, Ryszard Maj, a cidade fica a aproximadamente 150km da capital polonesa, Varsóvia. A instituição possui cinco edifícios no centro da cidade, sendo que cada faculdade tem o seu próprio prédio.

“Você não tem que ir para fora para chegar ao edifício do reitor ou à biblioteca”, comentou.

Ryszard conta que a universidade conta ainda com seis alojamentos, um ginásio de esportes e um Centro de Tecnologias a Laser para metais. Além disso, segundo o professor, a instituição conta atualmente com 10 mil estudantes, que se beneficiam de uma plataforma internacional de mobilidade estudantil, com direito a estágios e viagens para estudos em outros países. São mais de 17 áreas e 50 especialidades de estudos disponíveis na universidade, incluindo um programa de doutorado.

Além disso, segundo Ryszard, a universidade conta também com mais de 50 laboratórios equipados com as mais recentes máquinas e equipamentos, sendo esta a primeira universidade tecnológica da Polônia, fundada em 1816.

A Universidade possui cinco faculdades: de Engenharia Civil e Arquitetura, de Engenharia Elétrica e de Automação e Computação, de Engenharia Ambiental, Geomática e Energia, de Engenharia Mecatrônica e de Construção de Máquinas e de Gestão e Modelagem Computacional.

De acordo com Ryszard, alguns alunos foram premiados recentemente por terem elaborado um projeto de reconstrução de um mini mercado em uma cidade do interior da Polônia. 

“Os estudantes da Universidade Tecnológica de Kielce são muito ativos e participam de prêmios, como o Concurso Nacional de Estudante Inventor”, destacou.

Além disso, de acordo com Ryszard, a universidade realiza também, através do Centro de Tecnologia de Metais a Laser, atividades de extensão e pesquisa junto à comunidade, sendo bem conceituada junto às empresas da Polônia.






Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.