Projeto para construção de parque na Mata do Gomes será elaborado

Estado, Município e proprietários da Mata do Gomes chegaram a um acordo e suspenderam construção…

06 de março de 2015 às 14h09m

Estado, Município e proprietários da Mata do Gomes chegaram a um acordo e suspenderam construção de empreendimento no local

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub, Paulo Henrique Sava

{JIMG0}Foi temporariamente suspensa a continuidade do empreendimento habitacional na Mata do Arroio dos Pereiras (ou Mata do Gomes), depois de um acordo firmado entre o Governo do Estado, o Município de Irati e os proprietários do terreno. A decisão surgiu num consenso após reunião, na manhã desta quinta (5), em que o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, propôs a formação de um grupo técnico com representantes do Estado e da Prefeitura de Irati para avaliar a possibilidade de criar parque ambiental municipal na área do empreendimento.

Segundo Soavinski, o governo estadual deve ajudar a prefeitura a definir tecnicamente a possibilidade de se criar o parque, tendo em vista a conservação da área aliada ao uso para recreação e lazer, uma demanda da comunidade desde que surgiu a polêmica em torno da construção do loteamento.

Os trabalhos serão desempenhados pela Coordenadoria de Biodiversidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Irati e acompanhados pela Câmara Municipal. A primeira visita técnica do grupo à área deve ocorrer nos próximos dez dias.

Essa comissão vai analisar, entre outros aspectos, as dimensões da área que devem ser reservadas para a transformação em parque, de modo que se garanta a conservação de remanescentes florestais e os usos para lazer da população.

Já o montante necessário para adquirir a área será discutido somente após a conclusão do projeto do parque ambiental. O prefeito de Irati disse estar satisfeito com a preocupação manifestada pelo Estado em procurar uma solução que concilie os anseios de todos.

A maior parte dos 140 mil metros quadrados que compreendem a Mata do Arroio dos Pereiras é coberta de vegetação nativa. O secretário estadual do Meio Ambiente afirma que a área possui grande potencial para que se torne um parque que, “além de preservar o patrimônio natural e a memória afetiva da população, servirá ainda para o lazer dos moradores do município”, afirma Soavinski.

Na reunião também estiveram o presidente da Câmara de Irati, Vilson Menon; o proprietário da área e do empreendimento, Edson de Araújo Gomes; o executivo da Aurora Centennial S/A, Carlos Branco e diversos secretários municipais.

À Rádio Najuá, o prefeito de Irati, Odilon Burgath, informou que deverá convocar o Conselho Municipal de Meio Ambiente e os vereadores para começar a discutir e definir até o dia 13 de março, próxima sexta, ao menos um rascunho do projeto de criação do parque ambiental. A intenção é que até o dia 17 de abril, junto com a SEMA e suas equipes, o Conselho de Meio Ambiente e o Legislativo seja formatada a proposta final. Odilon cogita, durante esse intervalo, promover também uma audiência pública para discutir o tema, antes de finalizar o projeto do parque ambiental. No acordo, segundo o prefeito, a empresa se comprometeu a não derrubar mais nenhuma árvore até o dia 17 de abril, independente de liberação ou não do IBAMA.

Odilon afirmou ainda que a SEMA vai contribuir com recursos humanos – e não financeiros, considerando a situação do governo estadual – enviando técnicos especializados e com experiência na elaboração de projetos de parques ambientais e áreas de preservação para que auxiliem o pessoal das Secretarias de Meio Ambiente, de Planejamento e de Fazenda.

O prefeito pretende buscar auxílio financeiro com o governo federal e através de emendas parlamentares de deputados federais da base governista. “O mais complicado no momento é o valor da área. Teria que haver uma desapropriação, e não é um valor pequeno”, considera Odilon. “Evidentemente, os valores são ainda estimados, pois precisamos ter, pela legislação, três orçamentos. A empresa tem o pensamento sobre o potencial construtivo de tudo o que a venda dos lotes pode gerar de recursos para ela”, complementa. Segundo Odilon, a negociação com a Aurora Centennial prossegue.

O presidente da Câmara de Irati, Vilson Menon, elogiou a postura da Aurora Centennial e sua disposição em estabelecer um acordo que fosse bom para todos a respeito da preservação da área da Mata dos Gomes.

O acordo surge na semana seguinte à audiência pública promovida pela Câmara de Irati para debater soluções para evitar ou minimizar o impacto de novas enchentes. Uma das alternativas apontadas foi, inclusive, a preservação da área em questão. Menon disse estar bastante satisfeito com os resultados trazidos pela discussão dentro da audiência pública entre a população, o Legislativo e o Executivo iratiense.

Menon informou, ainda, que o trabalho que seria executado na área durante esta quinta (5) compreendia apenas a remoção de mata rasteira e que o restante do trabalho seria temporariamente paralisado. O vereador ressaltou, também, que a intervenção de movimentos ambientalistas foi fundamental. “Pudemos ver o clamor popular em relação a essa área, para que se preserve um espaço tão belo quanto é, para que se amenizem os problemas em relação às enchentes”, conclui.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.