Poeira toma conta das casas na Avenida das Torres

Moradores dizem que uma das alternativas para amenizar o problema é pavimentar a Avenida Rodrigo…

15 de abril de 2015 às 17h21m

Moradores dizem que uma das alternativas para amenizar o problema é pavimentar a Avenida

Rodrigo Zub

{JIMG7}A poeira tem tomado conta das casas, veículos e até de plantas na Avenida das Torres, em Irati. Fotos encaminhadas pela moradora Ketlin de Oliveira mostram a realidade enfrentada pelos moradores do bairro Alto da Lagoa. Eles reclamam que a situação tem causado problemas respiratórios e até podem resultar em acidentes na via. 

Ketlin já havia entrado em contato com a reportagem da Najuá em outubro de 2014 para relatar as condições ruins da Avenida das Torres. Na ocasião, o fato estava gerando vários acidentes e aumentando a sensação de insegurança dos moradores. Seis meses depois, segundo Ketlin, o problema não foi solucionado e a poeira só aumenta em um trecho de aproximadamente um quilômetro na entrada do Jardim das Américas até a saída do bairro Alto da Lagoa. 

“Está difícil para respirar é uma nuvem de poeira. As pessoas passam correndo na estrada. Eu até protocolei um pedido para pavimentação pode ser pedra, pode ser até aonde tem as casas, não precisa ser em toda a Avenida das Torres, mas precisa ser feita alguma coisa. Você limpa a casa de manhã e a tarde está aquele ‘poeirão’. Está grosso parece que você está na rua e não está na casa”, relata.

A moradora revela que a poeira causa transtornos para os moradores que sofrem com problemas respiratórios e também desmotiva as donas de casa a efetuarem a limpeza de suas residências, já que em pouco tempo a sujeita toma conta dos espaços. “É muito pó. Nem vinga a árvore. Jardim não consegue montar em função do pó. Não adianta limpar a casa. Você querer ter casa bonita, mas não consegue. As crianças sofrem com rinite, eu mesmo sofro muito. Meu irmão teve de sair dali porque sofre com asma”.

Ketlin diz que um trecho da Avenida das Torres foi pavimentado. Porém, a via é pouca utilizada pelos motoristas que precisam se deslocar até a área central de Irati. “Eu até brinco que fizeram o asfalto do lado errado. As pessoas não utilizam muito porque fica mais longe. Para ir ao centro é mais fácil sair pelo Rio Bonito. Muita gente é pedestre. Usa a rua normal. Aquela nuvem de poeira acaba cobrindo as pessoas, quando está de carro, a gente para em cima, pois tem alguma pessoa que não consegue enxergar pela nuvem de poeira”.

A moradora também pede a conscientização dos motoristas no sentido de diminuir a velocidade ao trafegar pela Avenida das Torres. Para Ketlin, essa medida é importante para evitar a ocorrência de acidentes no local. “Faço um apelo para que os motoristas passem devagar e respeitem um pouco. É uma nuvem enorme de pó”.

Ketlin afirma que já conversou com o vereador Alceu Hreciuk (PT), que é líder do governo na Câmara, para expor a reivindicação dos moradores. De acordo com a moradora, o parlamentar esteve em sua casa para verificar a situação. Durante a conversa com o vereador, Ketlin disse que foi cogitada a possibilidade de implantar redutores de velocidade na Avenida das Torres. Na opinião da moradora, essa medida pode ajudar, mas seria apenas uma alternativa para resolver o problema. “Não acredito que só isso venha a resolver. Ajuda é claro, mas não vai resolver. Precisamos da pavimentação”, salienta Ketlin. 

A moradora conta que já procurou a prefeitura de Irati e protocolou o pedido de melhorias na Avenida das Torres. O documento foi assinado no dia 10 de março. Desde então, Ketlin não obteve resposta da solicitação. 

Questionada se o número de acidentes diminuiu na Avenida, Ketlin alegou que eles continuam ocorrendo da mesma forma, principalmente porque os condutores trafegam em alta velocidade no local.

A reportagem da Najuá entrou em contato com a secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati para saber o que pode ser feito para amenizar os problemas dos moradores da Avenida das Torres. Até agora, nenhuma resposta foi dada pela secretaria responsável.


Fotos da Avenida das Torres repassadas por Ketlin de Oliveira.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.