Chuva alaga casas e derruba muros no Jardim das Américas

Fato ocorreu na tarde de terça-feira, 21. Prefeitura diz que irá notificar a construtora responsável…

22 de abril de 2015 às 15h29m

Fato ocorreu na tarde de terça-feira, 21. Prefeitura diz que irá notificar a construtora responsável para que tome providências

Rodrigo Zub, com reportagem de Paulo Henrique Sava

Bastaram alguns minutos de chuva forte para derrubar muros e alagar algumas casas no Jardim das Américas, no bairro Alto da Lagoa, em Irati, na terça-feira, 21. O fato gerou questionamentos dos moradores, que acionaram a reportagem da Najuá, já que o problema foi registrado na parte alta da cidade. 

O morador Claudecir Menon afirmou que sua residência não foi atingida pela chuva. Entretanto, relata que a enxurrada destruiu um muro recém-construído na divisa de sua casa com a do vizinho. “Vamos pagar dia 26 a primeira parcela do material. Pagamos em quatro vezes setecentos e poucos reais e agora perdemos todo o serviço por ser mau feito. O terreno está abaixo do nível da rua”, reclama. 

Claudecir diz que os moradores já procuraram os órgãos responsáveis pela construção do Conjunto Habitacional para relatar o problema, mas não tiveram as solicitações de melhorias atendidas. “Vai atrás de um não é responsável, vai atrás de outro também não é responsável. Um jogo a responsabilidade para outro”, reclama. 

O morador revela que uma vizinha precisou acionar o Corpo de Bombeiros, pois a água estava tomando conta da casa. “Se for para tirar o pessoal da área de risco e deixar no buraco se afogando é melhor deixa na beira da água. Precisa tomar providência e arrumar. Não adianta fazer um monte de propaganda, mas o terreno que é preciso não ser bem caprichado”, salienta Claudecir. 

Alguns moradores cogitam deixar o Jardim das Américas em virtude dos problemas registrados desde que as casas foram entregues há quase dois meses. Quem permanece no local contabiliza prejuízos. Esse é o caso da moradora Lídia. “A água invadiu a minha casa duas vezes já. Perdemos o sofá, dois colchões, roupas, geladeira, fogão de gás, enfim, foi quase tudo atingido”, relata.

Lídia diz que residia no bairro Choma, em uma área constantemente afetada por alagamentos. 

A moradora Juliana Sadoski revela que a população aguarda com urgência a construção de muros de arrimo nas residências do Jardim das Américas. “Sempre está acontecendo isso quando chove. Já conversamos com a construtora que realizou as obras, assistência social e Caixa Econômica e todos estão sem resposta. Nós queremos que seja resolvida a situação para nós. Não deu nem uma hora de chuva e ocorreu isso”. 

Segundo informações da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a chuva registrada em Irati foi de 43,5 milímetros entre a tarde de ontem, 21, e a manhã desta quarta-feira, 22. Apesar de a quantidade ser considerada baixa, houve registro de alagamentos nas casas do Jardim das Américas. 

Segundo Juliana, a construção do muro de arrimo será uma forma de conter a vazão da água e impedir que as casas sejam atingidas. “Não tive prejuízo porque a gente corre e tenta tirar a água dentro da casa, mas se continuar chovendo vamos perder os móveis”.

“Temos medo de ficar até dentro da casa quando chove”. Esse foi o comentário feito pela moradora Alice Amaral quando foi questionada sobre a situação das casas no Jardim das Américas. Ela reclama que a chuva forte danificou o muro de sua residência, que sequer foi pago. Por isso, Alice questiona quem vai pagar o prejuízo dos moradores. 

Outro lado

Em nota, a secretária de Comunicação da Prefeitura de Irati informou que uma equipe técnica foi até o Conjunto Jardim das Américas para averiguar o problema relatado pelos moradores. A prefeitura informa que as casas que estão abaixo do nível da rua estão enfrentando problemas de alagamento, mas que isso não deveria ocorrer, “pois no projeto de execução da obra foi implantada uma galeria para escoar as águas vindas da chuva”. 

Ainda na nota, a Prefeitura diz que irá enviar uma notificação para a Construtora Prestes, responsável pela execução da obra, com cópia para a Caixa Econômica Federal para que verifiquem o problema. Segundo a prefeitura de Irati, a responsabilidade da construção e do projeto do Jardim das Américas é da construtora, que deve encaminhar uma resposta no prazo de 24 h, informando às ações que devem ser realizadas para resolver os problemas relatados pelos moradores. 

Fotos: Paulo Henrique Sava e moradores do Jardim das Américas 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.