Clube de Francisco Beltrão pretende retomar atividades após 20 anos

Ex-treinador do Prudentópolis, Ivar Cenci, está coordenando projeto que visa resgatar o Clube Esportivo União…

23 de abril de 2015 às 14h14m

Ex-treinador do Prudentópolis, Ivar Cenci, está coordenando projeto que visa resgatar o Clube Esportivo União

Edilson Kernicki, com reportagem de Élio Kohut


O ex-treinador do Prudentópolis, Ivair Cenci, falou a respeito do projeto de retomada do Clube Esportivo União, da cidade de Francisco Beltrão, pelo qual passou em 1988. O clube ainda existe, mas está desativado. Segundo ele, um grupo de empresários o convidou para comandar a equipe.

O objetivo de Cenci, à frente do comando do União, é trazê-lo de volta à primeira divisão do Paranaense em três anos. “Com recursos e ajuda da própria prefeitura. A região sudoeste é muito forte. E como eu tenho outros compromissos por lá, não posso me ausentar muito”, comenta.

A retomada do clube ocorre 20 anos depois de desativado, conforme o treinador. “O clube tem sede própria, tem dinheiro em caixa, e com esse grupo de pessoas da cidade, empresários, advogados e profissionais liberais, vamos procurar fazer um time forte novamente, a partir do ano que vem”, explica o treinador. Segundo ele, para esse ano não foi possível disputar a terceira divisão, pois era necessário inscrever um time na categoria de base, o que não ocorreu em tempo hábil.

Cenci diz que deve permanecer no clube ao longo desses três anos, com o objetivo de conduzi-lo à elite do estadual, pois teria uma dívida de gratidão com o União. “Devo isso, já que comecei em Francisco Beltrão, foi lá que me abriram as portas, onde moro há muito tempo, tenho uma gratidão muito grande pela cidade. Ainda estou analisando, mas pode ser que eu pegue como coordenador, como treinador e diretor de futebol, essa é minha função. A parte do futebol, eu comando, e eles comandam a parte financeira. Esse foi nosso acerto”, revela.

A retomada do Clube Esportivo União começa com um importante aparato: o clube dispõe de um CT (Centro de Treinamento) constituído de quatro campos com irrigação, grama celebration – a mesma utilizada nos estádios da Copa do Mundo da FIFA, sendo três campos oficiais e um suíço, além de uma cancha de areia. Também estão sendo providenciados os aparelhos de musculação, para uma academia destinada aos atletas. “Ficaria um local praticamente completo para o treinamento, já que esse é o grande problema em Francisco Beltrão: são campos para treinamento. E acredito que, com o CT fazendo essa parceria, tenhamos condições”, destaca.

O União também vai iniciar nesse ano um trabalho com as categorias de base, em especial a sub-17, a fim de atrair jogadores da região e ter atletas “pratas da casa”, que é uma marca do trabalho de Cenci, a fim de despertar empatia e identificação entre jogador e torcida.

Saída do Prudentópolis

Questionado sobre a situação do Prudentópolis, que corre risco de rebaixamento em 2015, Cenci avalia que é um time completamente diferente do que se observava no ano passado. “É um time sem espírito, um time que marca lá atrás, o risco de queda é muito grande”, opina. Porém, o treinador não descarta um possível retorno. “Podemos surgir novamente no próximo ano, antes da 3ª divisão. Já estou conversando com o Machadinho [presidente de honra do Prudentópolis], desde que eu consiga resolver por lá meus problemas particulares e colocar alguém para dar sequência”, finaliza.

No ano passado, Ivair comandou o Prudentópolis ao lado de Joel Preisner. A “dobradinha” deu resultado e o clube conquistou o título do Interior do Campeonato Paranaense. A realidade é bem diferente em 2015. O Prudentópolis ocupa a lanterna do Torneio da Morte do Campeonato Paranaense, com apenas três pontos, e é o único clube que ainda não venceu na competição. O técnico Márcio Máximo ainda acredita que seja possível escapar do rebaixamento. Na última rodada, o time empatou em 2 a 2 contra o Nacional.

Na quinta e penúltima rodada do Quadrangular do Descenso, no sábado (25), às 18h30, o Prudentópolis recebe o Atlético Paranaense em casa, no estádio Newton Agibert.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.