Bombeiros de Irati fazem visita surpresa a garotinho de 3 anos

Mateus Henrique Marinski, de apenas 3 anos, diz que quer “salvar vidas” quando for adulto…

27 de abril de 2015 às 08h16m

Mateus Henrique Marinski, de apenas 3 anos, diz que quer “salvar vidas” quando for adulto

Paulo Henrique Sava

Uma história de superação. Assim pode ser resumida a vida do pequeno Mateus Henrique Marinski, que completou 3 anos de idade no último dia 3 de abril. Mas, com tão pouco tempo de vida, Mateus já pode se considerar um herói, por ter sobrevivido a um acidente térmico, que sofreu quando tinha apenas 1 ano e 3 meses.  

Na época, Mateus acabou derramando água quente e teve 30% do seu corpo queimado. Ele foi rapidamente levado para a Santa Casa de Irati e depois transferido para o Hospital Evangélico, em Curitiba. Lá, o garotinho passou por três cirurgias, permanecendo internado por duas semanas por conta das lesões causadas pelas queimaduras.

A mãe, Jucielle Alves da Silva, conta que, mesmo internado, Mateus continuava sempre sorrindo, nunca se entregando para as dores dos ferimentos. Mateus mora com os pais no bairro Lagoa, em Irati.

Depois que voltou para casa, a mãe conta que Mateus adquiriu uma admiração muito grande pelo Corpo de Bombeiros. Segundo Jucielle, o garotinho não para de falar que, quando crescer, vai ser bombeiro. Pensando nisso, ela escreveu uma carta e entregou para o Corpo de Bombeiros de Irati. 

Na cartinha, a mãe contou toda a história de vida de Mateus e pediu que os bombeiros fizessem uma homenagem para  o menino no dia da comemoração do seu aniversário, que aconteceu no último dia 12 de abril. Jucielle escreveu ainda sobre o orgulho que sente do filho, de apenas 3 anos, e também que, se ele quiser seguir carreira no Corpo de Bombeiros quando crescer, terá o apoio dos pais.
Jucielle encerrou a carta dizendo que Mateus é um admirador do Corpo de Bombeiros e que ele fica fascinado quando vê as viaturas passando.

Ao receber a carta, a equipe do Corpo de Bombeiros de Irati se mobilizou para atender ao pedido da mãe e fazer uma surpresa para o garoto. Todos os bombeiros se uniram, compraram um presente e a equipe de plantão se deslocou até o bairro Lagoa com duas viaturas para prestar uma homenagem ao garoto Mateus. 

Em entrevista a Najuá, o 3º Sargento Laércio Prestes conta que a história de vida de Mateus mexeu com as emoções de todos os bombeiros.

“Nós trabalhamos nesta parte de atendimento a pessoas queimadas e o Mateus foi uma situação que passaram para a gente. Nós agradecemos pelo espaço que a família abriu, pela intimidade de contar esta história e praticamente neste convite nos aceitando como família, porque o Corpo de Bombeiros é uma família. A gente ficou muito feliz de ter vindo até aqui para conhecer a família do Mateus”, relata Prestes.

Fotos: Paulo Henrique Sava e arquivo pessoal


O sargento comenta que ficou muito feliz ao receber a carta com o pedido da mãe de Mateus. “O Corpo de Bombeiros já é bem visto, está bem próximo da sociedade, mas a gente não sabia que estava tão íntimo das famílias. Nós ficamos muito felizes com o convite e viemos fazer a felicidade desta criança”, conta Prestes.

Em entrevista a Najuá, o soldado Roque comenta que ver a felicidade de uma criança de três anos e que já tem o sonho de ser bombeiro é algo emocionante.

“É algo que emociona bastante por ele ser bem pequeno e já ter este sonho de ser bombeiro. É algo bem emocionante, não tem palavras para descrever isso”, comentou.

Jucielle, mãe de Mateus, comenta que receber a visita dos bombeiros no dia da comemoração do aniversário do garoto foi muito gratificante. “Eles vieram e realizaram o sonho de uma criança, para mim foi muito importante”, conta.

A mãe comenta ainda que Mateus foi uma criança muito esperada pela família. “Ele é sempre muito esperto, nunca se entrega para nada, e o que aconteceu com ele quando se queimou para nós foi muito triste”, relata Jucielle.

Para a mãe, foi um milagre Mateus ter sobrevivido ao acidente térmico. “Uma criança de 1 ano e 3 meses agüentar 30% do corpo queimado é muita coisa para uma criança pequena”, comenta.

Jucielle conta que se sente muito feliz com o desejo de Mateus de ser bombeiro. “Ele ser tão pequenininho e já dar valor para os bombeiros é muito importante, não tem palavras para descrever”, ressalta a mãe, orgulhosa. 

Segundo a mãe, Mateus, que teve a vida salva, agora quer salvar outras vidas. “É isso mesmo, ele diz que quer ser bombeiro para salvar outras vidas”, relata.

O pequeno Mateus também conversou com a nossa reportagem. Ele resumiu em uma frase todo o sonho de uma criança de apenas 3 anos. O garotinho relatou qual vai ser sua missão quando se tornar adulto. “Salvar vidas também”, disse Mateus.

Ao final da visita, Jucielle agradeceu aos bombeiros pela surpresa feita ao garotinho Mateus e entregou uma foto e um DVD com o registro da visita dos bombeiros no dia do aniversário do filho. Ela prometeu também levar o menino para visitar o quartel do Corpo de Bombeiros. 


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.