Policiais militares e bombeiros de Irati e região recebem homenagem

Na solenidade em comemoração ao Dia do Patrono da Corporação, policiais e bombeiros que completaram…

19 de maio de 2015 às 12h32m

Na solenidade em comemoração ao Dia do Patrono da Corporação, policiais e bombeiros que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços foram homenageados com medalhas de bronze, prata e ouro

Da Redação, com reportagem de Tadeu Stefaniak e informações assessoria

Policiais militares
Subtenente Roberto Carlos Rodrigues
3º sargento QPM-10 Fabiano Pelek
Cabo QPM-10 Silvério Diedio
Cabo QPM-10 Luiz André Tissiani Scharlau
Soldado QPM-10 Célio André dos Santos
Soldado QPM-10 Miguel Koloda
Soldado QPM-10 Joana de Fátima Custódio

Bombeiros
2º sargento QPM-20 Ivan Polak
Cabo QPM-20 Pedro Paulo Cordeiro de Jesus
Cabo QPM-20 Antônio Marcos de Oliveira
Soldado QPM-20 Gilberto Burakowski
Soldado QPM-20 Ricardo Stodolny
Soldado QPM-20 Irineu Such

{/block}Policiais militares e bombeiros foram homenageados com entrega de medalhas pela relevância dos serviços prestados à comunidade; assim como o Major Jean Puchetti Ferreira, comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar recebeu a Carta Patente, em solenidade alusiva ao Dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. A cerimônia foi realizada na sexta (15), no plenário da Câmara de Vereadores de Irati com a presença de autoridades militares, do Legislativo e do Executivo Municipal.

Os oficiais receberam medalhas de bronze, prata e ouro, respectivamente, como homenagem aos préstimos à Polícia Militar ou aos Bombeiros pelo período de 10, 20 e 30 anos, com ótimo comportamento.

O presidente da Câmara de Irati, Vilson Menon (PMDB), que recepcionou o evento, prestou reverência ao patrono da PM-PR e agradeceu ao major Puchetti e às demais autoridades militares da região pela escolha da “Casa do Povo” para a solenidade. Menon parabenizou aos homenageados e agradeceu pelo esforço, auxílio e contribuição dos policiais militares e bombeiros para o crescimento e segurança de Irati e pelo bem-estar dos cidadãos.

O prefeito Odilon Burgath (PT) também manifestou seu agradecimento pelos serviços desempenhados por policiais e bombeiros em prol da segurança pública de Irati, voltando a destacar a participação desses profissionais no resgate e auxílio às vítimas e desabrigados da enchente que assolou Irati há quase um ano.

O Major Puchetti, em nome da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, salientou a relevância do Patrono, Coronel Joaquim Antônio Sarmento, como exemplo de conduta a ser seguido pelos demais profissionais da segurança pública no Paraná. O comandante também destacou a missão da Polícia Militar do Paraná, exaltada na letra do hino da corporação: de defender a sociedade diuturnamente e a preservação da paz nas cidades, nas matas e nas estradas.

Conforme o Major, a homenagem aos profissionais se deve porque eles “não somente prestaram um trabalho pautado nas honras da Lei, mas uma missão, frente à sociedade, diuturnamente, e são merecedores da homenagem que receberam nesta data”, emendou. Puchetti agradeceu, ainda, à sociedade iratiense pelo auxílio que têm dado à PM e aos bombeiros para que executem sua missão, ao encaminhar suas denúncias, e também aos entes governamentais.

O condecorado soldado Gilberto Burakowski, do Corpo de Bombeiros de Irati, conversou com a reportagem da Najuá e disse estar feliz com a homenagem e sempre pronto para atender à população no que for necessário. Gilberto é bombeiro há 15 anos.

O subtenente Roberto Carlos Rodrigues, da PM-PR, comentou a dupla homenagem que recebeu, pois completou 30 anos de serviço, recebendo, portanto, a medalha de ouro, e pelo fato de que agora se aposenta e entra para a Reserva. “Tive o privilégio de receber das mãos do nosso comandante a medalha de ouro pelos 30 anos de serviços prestados à Polícia Militar”, complementa.

Odilon, à nossa reportagem, salientou a disposição do Major Puchetti em atender à população e destacou as políticas de proteção ao patrimônio, preservação da ordem e da vida desempenhadas pela PM. O prefeito falou, ainda, das tratativas para a melhoria da iluminação pública em Irati, a fim de reduzir o número de pontos considerados perigosos e de vulnerabilidade à violência.

O Major Puchetti aproveitou para agradecer à imprensa pela divulgação das atividades e na cobertura dos serviços da PM em prol da sociedade. “Este evento é marcante, porque é o momento onde policiais militares com 10, 20 e 30 anos de serviço são homenageados com uma medalha, aqueles que estão em ótima conduta e que prestam um ótimo serviço à sociedade. É a sua grande maioria que tem trabalhado desta forma, porque nossa missão é servir à sociedade, a todo cidadão que nos procura. A Polícia tem feito realmente trabalhos de destaque na cidade de Irati, assim como o Corpo de Bombeiros, temos feito grandes prisões de traficantes, apreensões de drogas, retirado de circulação armas de fogo e meliantes que têm trazido intranquilidade à sociedade”, ressalta o comandante da 8ª CIPM.

Fotos: Tadeu Stefaniak

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.