Tremor de terra de 3,1 graus é registrado em Prudentópolis

Abalo ocorreu por volta das 23h12 de quarta-feira, 20, segundo Centro de Sismologia da USP…

21 de maio de 2015 às 10h31m

Abalo ocorreu por volta das 23h12 de quarta-feira, 20, segundo Centro de Sismologia da USP

Rodrigo Zub

Um tremor de terra assustou os moradores de Prudentópolis, no fim da noite de quarta-feira, 20. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou a ocorrência do abalo e disse que a magnitude do fenômeno alcançou 3,1 graus na Escala Richter.

A professora Mariel Guil Chociai relata que o fato ocorreu por volta das 23 h. O abalo foi sentido nas comunidades de Ligação e Herval Grande, na região norte de Prudentópolis. “Vários moradores estão relatando ter sentido o abalo”, revela a professora, que reside na localidade de Ligação.

Mariel encaminhou um e-mail ao Centro de Sismologia da USP, que respondeu a solicitação da moradora de Prudentópolis. “Acabamos de analisar os dados do referido tremor de terra sentido pela população da cidade de Prudentópolis e, realmente o mesmo foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira “BRASIS” do Centro de sismologia da USP.  Os dados referentes a este tremor de terra estão publicados no nosso site”, informaram funcionários do Centro de Sismologia da USP.

Ainda conforme informações do Centro de Sismologia da USP, o tremor ocorreu às 23h12 de quarta-feira, 20. O hipocentro, de acordo com a USP, localiza-se nas coordenadas -25.02 de latitude e -51.22 de longitude. Não há informação de feridos, mas o susto deixou famílias inteiras com medo em Prudentópolis.

O maior tremor de terra do Brasil foi em 1955, no norte de Mato Grosso, e atingiu 6,6 graus na escala.

Abalo foi confirmado pela Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) (Fotos: Divulgação/USP)

 Explosão em cascalheira é confundida com terremoto

Há três anos, uma explosão de uma cascalheira acabou sendo confundida com um terremoto em Prudentópolis. Muitos boatos circularam nas redes sociais e também entre a população dizendo que havia ocorrido um tremor de terra na cidade. Porém, segundo informações da prefeitura, tudo não passou de um mal entendido.

“Não houve tremor de terra algum. O que aconteceu foi que uma empresa especializada acabou fazendo a detonação de uma cascalheira. Como havia muito vento essa explosão se espalhou por alguns locais próximos a detonação, o que lamentavelmente gerou os boatos de um terremoto”, relatou na época, o repórter da Rádio Copas Verdes, Maurício Bosak.

Um morador pensou que se tratava de um abalo sísmico e acionou a PM e o Bombeiro Comunitário da cidade. Na ocasião, a prefeitura de Prudentópolis informou que a explosão da cascalheira foi realizada dentro da legalidade. O texto ainda mencionava que os moradores foram avisados com antecedência sobre a detonação do cascalho que é retirado para as melhorias das estradas não pavimentadas do município.

“Foi um forte tremor, mas rápido. Ele atingiu as regiões da Vila Nova, Vila Mariana e área central. Eu estava no segundo andar e tremeu bastante. Foi de assustar. O tremor durou uns seis segundos mais ou menos. No início achamos que fosse um terremoto mesmo, mas agora ficamos sabendo que foi uma explosão na cascalheira próxima ao Rio dos Patos”, revelou o locutor Élio Kohut.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.