Temporal causa prejuízos em três municípios da região

Chuva destelhou casas e derrubou árvores em Antonio Olinto, Rebouças e São Mateus do Sul…

28 de maio de 2015 às 12h50m

Chuva destelhou casas e derrubou árvores em Antonio Olinto, Rebouças e São Mateus do Sul

Da redação, com informações da Rádio Difusora do Xisto e Olho no Tempo Meteorologia

Pelo menos três municípios da região sofreram prejuízos com a chuva ocorrida na quarta-feira, 27. Antonio Olinto, São Mateus do Sul e Rebouças foram às cidades mais afetadas com as chuvas fortes acompanhadas de rajadas de vento e raios de intensidade forte.

De acordo com o secretário da Defesa Civil de São Mateus do Sul, Thales Mazepa, o vendaval ocorrido na tarde de ontem destelhou 36 casas e 13 prédios comerciais, além de ter provocado a queda de postes na região central do município. Em outros pontos, diversas árvores caíram sobre veículos. Porém, ninguém ficou ferido. O vento também derrubou galhos de árvores e portões de residências, causando prejuízos para os moradores.

Ainda segundo Mazepa, os prejuízos no interior do município foram grandes. A comunidade mais afetada foi Rio das Pedras, onde cerca de 63 pinheiros caíram sobre a estrada, bloqueando o acesso à localidade e atingindo algumas plantações de erva-mate.

Mazepa comunicou ainda que a Defesa Civil está auxiliando as famílias que precisarem de telhas para cobrir suas residências. O telefone para contato é o seguinte: (42) 3912-7044.

De acordo com informações da Rádio Difusora do Xisto, até o inicio da tarde desta quarta-feira, os pluviômetros registraram 75 milímetros de chuva em São Mateus do Sul.

Conforme informações do site de Olho no Tempo Meteorologia, famílias receberam lonas plásticas para cobrir os telhados danificados pela tempestade. Um depósito de bebidas ficou parcialmente destelhado com a passagem do temporal.

Em Antônio Olinto, casas também ficaram destelhadas e árvores caíram, principalmente na área rural. Já em Rebouças, o distrito de Rio Bonito foi a área mais afetada, onde casas ficaram parcialmente destelhadas e barracões destruídos. Alguns maquinários que estavam acomodados nas construções, também apresentaram danos materiais.

O Corpo de Bombeiros de Irati, que atende o município de Rebouças, informou que pelo menos duas pessoas ficaram feridas após o desabamento de parte de um imóvel. No campo, animais que foram atingidos, principalmente por estilhaços de telhas, também ficaram feridos.

Fotos: Plantão Policial Whatsapp e Gih Hossel/Reprodução Facebook
Previsão do SIMEPAR é de frio para o final de semana na região
A estação meteorológica do Instituto Tecnológico do Paraná (SIMEPAR) mais próxima de São Mateus do Sul, que fica em Fernandes Pinheiro, registrou o acumulado de 55,4 milímetros de chuva entre segunda, 25, e quarta-feira, 27. A chuva mais intensa foi registrada na terça-feira, 26, com 32,6 milímetros. Já em Guarapuava, o vento forte atingiu cerca de 70 km/h, na quarta-feira, 27, segundo o Simepar. Em Guarapuava, o acumulado foi de 54,2 milímetros desde o início da semana. 
Ainda conforme informações do Simepar, a chuva perdeu intensidade na região Centro-Sul nas últimas horas. A previsão é de que as temperaturas fiquem mais baixas no fim de semana com possibilidade remota de geadas em áreas isoladas. A mínima deve ficar entre 4 e 5º C na região de Irati.

Vídeo gravado por Anderson Maciel Ferreira mostra intensidade da chuva em São Mateus do Sul

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.