Tropeiros seguem em romaria até Aparecida do Norte

Grupo que reúne cavaleiros de São Mateus do Sul, Imbituva e Irati pretende chegar à…

13 de junho de 2015 às 11h17m

Grupo que reúne cavaleiros de São Mateus do Sul, Imbituva e Irati pretende chegar à Basílica de Aparecida até o início do mês de julho, em cerca de 22 dias de cavalgada

Da Redação, com reportagem de Tadeu Stefaniak

Um grupo de cavaleiros que vai seguir em romaria até a cidade de Aparecida do Norte (SP), onde fica a basílica de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, fez uma parada em Irati na noite de quinta-feira (11), na propriedade de José Ronaldo Ferreira, na região da Vila São João, em Irati.

Como de costume, o grupo se reuniu numa roda de viola e, servindo-se da hospitalidade do anfitrião, prepararam uma típica refeição tropeira e ali pousaram. “Fiquei muito feliz quando fui convidado para hospedar os tropeiros aqui na minha estância. Eles estão partindo em direção a Aparecida a cavalo, no lombo de burro e no lombo de mula, numa viagem de aproximadamente 22 dias. É uma peregrinação, uma viagem católica muito especial, muito espiritual”, destaca Ronaldão. Para ele, que é grande entusiasta do tradicionalismo, recepcionar os cavaleiros na propriedade é uma satisfação e serve como incentivo para a manutenção desse legado cultural.

A cavalgada vai servir como pagamento de promessas feitas para Nossa Senhora Aparecida, por vários dos cavaleiros que seguem até lá. A previsão é de que a caravana chegue ao destino até o dia 3 de julho. No caminho, o grupo deve se somar a outro que partiu de Pitanga e que agrega 12 participantes. Para os cavaleiros, quem dá forças para aguentar o caminho é a fé e quem os conduz e abre os caminhos é Nossa Senhora Aparecida.

Um dos cavaleiros, Levi Lovato, que é de Imbituva, vai fazer o percurso pela segunda vez. A primeira foi em 2010. Desta vez, ele diz que a cavalgada será para agradecer uma graça alcançada: a esposa estava com câncer, fez uma cirurgia para remoção do tumor e não precisou fazer quimioterapia.

O grupo que partiu para Aparecida do Norte conta com cavaleiros de São Mateus do Sul, Imbituva e Irati.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.