Obras no centro de Prudentópolis visam conter alagamentos

Em dezembro, empresários já discutiram possibilidades para impedir que o comércio fosse prejudicado pelos frequentes…

01 de julho de 2015 às 12h54m

Em dezembro, empresários já discutiram possibilidades para impedir que o comércio fosse prejudicado pelos frequentes alagamentos na Marechal Deodoro e na Avenida São João

Edilson Kernicki, com reportagem de Élio Kohut

{JIMG2}Uma parceria público-privada (PPP) entre o município de Prudentópolis, o comércio local e a Sanepar está permitindo a execução de obras de infraestrutura na área urbana, que visa minimizar ou mesmo conter a possibilidade de novos alagamentos nas ruas centrais. Os trabalhos inicialmente contemplam a Rua 12 de Agosto e seguem na Avenida São João, que estão entre as mais atingidas por esse tipo de transtorno.

De acordo com o secretário municipal de Transportes e Infraestutura, Adriano Cardozo, a Sanepar cedeu as máquinas que estão sendo utilizadas na obra e aproveitou a abertura das valetas para refazer a rede de esgoto, que também ocasionava problemas na avenida. “Além da rede de esgoto, ali será feito um canal, com manilhas de 1,5 metro, para que tentemos sanar esse problema [de alagamentos] na Avenida São João. Para a água que vem da Domingos Luiz Oliveira [paralela à avenida], vamos fazer outro canal, com manilhas de 1,2 metro, tirando da galeria da avenida e jogando direto para a 12 de agosto [transversal à Avenida São João]”, explica.

Ainda conforme Cardozo, essa obra pode trazer alguns transtornos temporários aos empresários, comerciantes e à população, mas considera que é um trabalho necessário e que já poderia ter sido feita antes.

O secretário anunciou que o município também já solicitou autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para dragagem do Rio Xaxim, desde sua foz, no Rio dos Patos, até a área central, iniciando na altura da Vila Mariana, subindo até a Vila da Luz. O atraso na licença se deve à recente greve do IAP. A prefeitura aguarda a liberação para fazer a limpeza no canal do rio, que vai acabar recebendo um volume maior de água. “Não queremos sanar um problema e causar outro, para quem mora na região da Vila Mariana, principalmente porque sabemos da realidade e que muitas pessoas moram à beira do rio. Vai ser feito, sim, esse trabalho de limpeza no canal do rio vindo da Vila Mariana até chegar à Vila da Luz e ao Jardim Brasil, porque ali também temos problemas de alagamento”, comenta Cardozo.

Além das melhorias nas galerias pluviais, os bueiros também serão aumentados, de acordo com o secretário: dos atuais 20 a 30 centímetros, serão trocados por outros de 50 a 60 centímetros. A previsão inicial do cronograma de obras é de 40 dias, porém, o tempo chuvoso pode gerar a necessidade de prorrogação.

Em dezembro, lojistas do centro de Prudentópolis procuraram a Associação Comercial (ACIAP) e os vereadores, a fim de pleitear uma solução para os problemas que vinham enfrentando com frequentes alagamentos que atingiram a Rua Marechal Deodoro e a Avenida São João.

Conforme reportagem da época, comerciantes reclamavam que alagamentos atingiam uma quadras da rua Marechal Deodoro e duas na Avenida São João. Na ocasião, a Prefeitura havia prometido resolver a situação até o mês de março de 2015.

 
 
 
 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.