Atividades do rodeio de Irati são mantidas

Organização segue realizando as provas campeiras e mantém a programação oficial do evento mesmo após…

11 de julho de 2015 às 12h55m

Organização segue realizando as provas campeiras e mantém a programação oficial do evento mesmo após liminar determinar o cancelamento do rodeio

Da Redação

{block} Invernada artística

Ao todo, 30 invernadas haviam confirmado presença para se apresentarem no domingo, 12, no CT Willy Laars. Além disso, 264 pessoas se inscreveram nas 16 modalidades individuais – trova, gaita, violão, conjunto vocal, declamação, chula, entre outras.

As competições fazem parte da 3ª Etapa do Circuito de Classificação para o Festival Paranaense de Arte e Tradição (FEPART). A grande novidade fica por conta da volta do concurso da Mais Prendada Prenda, com oito participantes. A programação ainda contava com a modalidade de danças gaúchas de salão, contendo 48 casais inscritos.

CT readequado

O CT Willy Laars foi readequado e recebeu melhorias para as provas artísticas e campeiras do rodeio. “Neste ano, já fizemos os preparativos, estamos na fase final, nos arremates da infraestrutura do nosso parque do CT Willy Laars para receber a todos os iratienses e visitantes, inclusive com a pavimentação da Rua Camacuã já concluída, neste convênio com o Ministério do Turismo, e também dentro do parque, com as melhorias nas cercas, nas pistas de laço e de gineteada, na parte artística do rodeio, com a colocação do palco, do tablado, com as melhorias em banheiros, no galpão anexo ao salão de bailes, entre outras”, destacou o prefeito Odilon Burgath, durante entrevista a reportagem da Najuá, na semana passada.

Rodeio cancelado em 2014

No ano passado, o rodeio não foi realizado após decisão do prefeito Odilon, que optou em utilizar os recursos que seriam disponibilizados para o evento para reparar os danos ocasionados em virtude da enchente do mês de junho.

{/block} As atividades do rodeio de Irati serão mantidas. Em nota, a prefeitura de Irati informou que não foi intimada de qualquer decisão judicial sobre o cancelamento do evento, que teve início ontem, 10, e segue até domingo, 12. Na manhã de hoje, 11, as provas de laço foram realizadas normalmente conforme estava previsto pela organização das provas campeiras.

A prefeitura de Irati também afirma na nota que o Corpo de Bombeiros solicitou que a organização do evento providencie algumas melhorias no CT Willy Laars, a fim de manter a segurança dos frequentadores da festa. Neste sentido, o Baile dos Peões, que irá ocorrer na noite deste sábado,11, com animação do grupo Marcação foi transferido para o Park Dance, a partir das 23 h.

Segundo informações obtidas pela Najuá, o Corpo de Bombeiros solicitou que os organizadores do rodeio apresentem a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) das tendas que estão instaladas num espaço de 150 metros quadrados no CT Willy Laars, disponibilizem uma ambulância e apresentem o Plano de Emergência do local do evento.

A principal pendência, conforme informação do secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Sandro Podgurski, se refere a não utilização de um barracão de madeira, onde foi realizado o baile de sexta-feira, 10, com o grupo Rodeio. O mesmo local seria palco do baile com o Grupo Marcação, que foi transferido para o Park Dance. Segundo o Corpo de Bombeiros, o barracão de madeira precisa ser isolado.

Uma reunião entre integrantes da administração municipal e a equipe do Corpo de Bombeiros está marcada para ocorrer às 13 h, no quartel da corporação em Irati. Durante o encontro, a prefeitura de Irati deverá apresentar um novo Plano de Segurança Contra Incêndio, já que o anterior possui pendências. A partir da apresentação desse Plano, o Corpo de Bombeiros deve fazer uma nova vistoria para saber se o espaço está apto para receber as atividades do rodeio.

De acordo com a secretaria de Comunicação da Prefeitura, o prefeito Odilon Burgath deverá se manifestar sobre a continuidade do rodeio, a partir das 13 h, no CT Willy Laars.

Cancelamento do rodeio

A informação sobre o cancelamento do rodeio foi publicada no portal G-1, por volta das 23 h de sexta-feira, 10. Conforme a publicação, o evento foi cancelado após uma decisão judicial assinada pela juíza Maria Serra de Carvalho. De acordo com a Justiça, o CT Willy Laars não tem segurança suficiente para os frequentadores da festa. A falta de um laudo dos Bombeiros foi justamente o que motivou a liminar concedida pela Justiça, a pedido do Ministério Público do Paraná.

Multa

Se a decisão não for cumprida, os responsáveis pelo evento podem receber multa diária de R$ 20 mil, conforme a decisão judicial. Apesar da decisão judicial, o Baile de Patrão animado pelo Grupo Rodeio foi realizado normalmente.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.