Conferência Municipal debate o acesso e a garantia aos Direitos Humanos

Evento vai discutir a afirmação e fortalecimento da democracia; a garantia e universalização de direitos…

04 de janeiro de 2016 às 09h16m

Evento vai discutir a afirmação e fortalecimento da democracia; a garantia e universalização de direitos e a promoção e consolidação da igualdade

Da redação, com reportagem de Paulo Henrique Sava
A afirmação e o fortalecimento da democracia; a garantia e a universalização de direitos e a promoção e consolidação da igual são os três eixos temáticos que serão debatidos durante a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos realizada em Irati. O evento, que traz como tema “Direitos Humanos para todas e todos: Democracia, Justiça e Igualdade”, ocorre nos dias 19 e 20, na Associação dos Servidores Públicos Municipais.

De acordo com o presidente da Conferência, o assistente social Denis César Musial, a programação do dia 19 se estende das 18h às 22h e o evento prossegue no dia seguinte a partir das 8h30 e se encerra às 17h00. A Conferência Municipal vai definir propostas dentro dos três eixos temáticos, que serão encaminhadas à etapa estadual da Conferência e, finalmente, cada estado conduzirá suas perspectivas e apontamentos para a Conferência Nacional.

Na abertura, também será proferida a palestra magna, pelos juízes substitutos da Comarca de Irati: Camila de Melo Mattioli Gusmão Figueiredo e José Guilherme Xavier Milanezi. O segundo dia do evento se inicia com uma mesa redonda, com profissionais especializados, de fora de Irati, e um conselheiro estadual de direitos humanos

Musial considera a proposta da conferência como algo inovador, ao sugerir o debate das formas de garantir o acesso universal aos direitos humanos e que, por isso, seria um marco histórico para a cidade de Irati. “Queremos chamar a toda a população para participar; assim como todos os movimentos sociais, que defendem suas múltiplas expressões – das diversas sexualidades, da diversidade étnico-racial, da religiosidade, nômades. Todos, de maneira geral”, conclama o presidente da Conferência Municipal.

O assistente social ressalta que a importância da participação popular no evento é a definição de políticas públicas para assegurar a universalização dos direitos humanos a serem implantadas no município nos próximos anos. “Um dos objetivos é reafirmar esse compromisso do Estado e da sociedade na implementação de políticas públicas de direitos humanos, fortalecer a participação social e até os movimentos sociais rompendo com o processo de segmentação, potencializando os movimentos para a garantia dos direitos humanos e pensar em estratégias e políticas públicas para essa garantia”, afirma.

Podem participar da conferência delegados – ou seja, todos os munícipes de Irati – e convidados – moradores de outras cidades. Somente os delegados terão, no entanto, direito a voz e a voto para a aprovação das propostas apresentadas. As inscrições podem ser feitas online ou na própria Secretaria Municipal de Assistência Social (no CAM) ou, ainda, nos CRAS.

Mais informações pelo telefone 3907-3104 (falar com Denis, Tiago ou Renata).

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.