Sanepar diz que fará melhorias na rede de distribuição de água de Irati

Entre as ações, estão sendo feitas varreduras para localização de possíveis vazamentos na rede de…

21 de janeiro de 2016 às 09h49m

Entre as ações, estão sendo feitas varreduras para localização de possíveis vazamentos na rede de água do município

Paulo Henrique Sava


A falta de água tem se tornado um problema constante para os moradores de Irati. Recentemente, moradores dos bairros Lagoa, Vila São João, Conjunto Flamboyant, Joaquim Zarpellon, Rio Bonito, Vila Matilde, Fernando Gomes, Engenheiro Gutierrez e Riozinho, relataram que ficaram sem água desde o dia 31 de dezembro até 04 de janeiro. 

Alguns dos moradores reclamam  que, quando ligam para o telefone da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, a atendente afirma que o abastecimento está ocorrendo normalmente na cidade. Outros dizem ainda que o abastecimento volta durante a madrugada, mas é cortado novamente pouco tempo depois.

Diante desta situação, a reportagem da Najuá entrou em contato com o gerente regional da Sanepar, Marcos Roberto Santos. Ele comentou que, no caso de Irati, existem situações que envolvem a capacidade de demanda e produção de água tratada e outras relacionadas a perdas no sistema de distribuição da empresa, como rompimentos na tubulação e consequentes vazamentos.

“A Sanepar deslocou equipes técnicas de Ponta Grossa até Irati para fazer uma varredura, uma triagem com equipamentos para localizar prováveis vazamentos que possam ocorrer na rede de abastecimento de água. Localizando e consertando estes vazamentos, com certeza estaremos aumentando a nossa capacidade de produção. De imediato, hoje existem equipes da Sanepar trabalhando na região de Irati para localizar estes vazamentos e efetuar os consertos para conseguirmos manter os nossos reservatórios com os níveis de abastecimento”, relatou.

A Sanepar também está fazendo uma setorização de manobras, com a instalação de válvulas redutoras de pressão, o que, segundo Santos, deve manter as tubulações com carga e reduzir as faltas de água. 

Perfuração de novo poço artesiano deve ter início em 2016

Durante uma reunião, realizada em novembro de 2014, no Centro Social, anexo ao Posto de Saúde da comunidade de Riozinho, O prefeito Odilon Burgath comentou que havia um projeto em andamento para a ampliação da rede em todo o município. Trata-se da captação da água do poço 3, localizado na comunidade de Florestal, nas proximidades do Kartódromo de Irati. Na ocasião, o representante da Sanepar, Fábio Dias, disse que o problema da falta de água estaria resolvido até o fim de 2015, com a conclusão das obras. No entanto, segundo Santos, o projeto foi concluído recentemente e a obra está em fase de contratação e licitação.

“Vai ser feita a ampliação do sistema de abastecimento da cidade de Irati, o que será feito com este poço, com um aumento de produção em 30%, a qual supriria a necessidade de Irati”, comentou. De acordo com Santos, a Sanepar também irá realizar melhorias em 12 quilômetros de rede, com a substituição de anéis de reforço e a ampliação de redes de grande porte, para que estas façam a distribuição interligadas ao poço três, com o objetivo de acabar com a falta de água para os iratienses. “Vamos ampliar a rede de Irati em 12 quilômetros, num investimento de R$5 milhões, que está em fase de licitação”, destacou.

Santos afirma que este projeto irá beneficiar diretamente os moradores dos bairros mais distantes do centro, como a Vila São João, Vila Raquel, Engenheiro Gutierrez e Riozinho. “Para se ter uma idéia, são redes de 150 e 200mm, que são adutoras para levar esta água até estes locais que têm deficiência de abastecimento”, afirmou.

Santos ressalta que a perfuração do novo poço irá ampliar a capacidade de produção de água tratada em até 100m³ por hora. “Após a licitação, parte-se para a obra e conclusão do projeto. Os recursos foram conseguidos, o projeto está pronto e agora está em fase de licitação para fazermos a contratação da empresas que vão fazer [a perfuração do poço] e a ampliação do sistema. Então, o que foi prometido vai ser cumprido”, pontuou.

Segundo Santos, os recursos para a realização da obra foram obtidos junto ao Governo do Estado e à Caixa Econômica Federal. Ele comenta que o processo de licitação para início das obras pode demorar entre 3 e 6 meses para ser concluído. “Após a licitação, contrata-se a empresa qualificada que estiver dentro dos conformes e iniciam-se as obras. Para o próximo verão, as obras estarão acontecendo”, afirmou.

Auxílio da população

O gerente regional da Sanepar solicita que a população comunique a empresa sobre qualquer vazamento ou problema que esteja ocorrendo na rede externa de distribuição de água, para que o conserto e o reestabelecimento do fornecimento seja feito o mais rápido possível. “Isto é de grande valia para nós, consertarmos o mais rápido possível, para que esta água sobre nos nossos reservatórios e ser distribuída para a população”, destacou.

O telefone para contato com a Sanepar é 0800-200-0115. Para informar sobre problemas de falta de água em sua residência, é necessário que o consumidor informe o número da matrícula, que fica no alto da conta de água. Já nos casos em que o problema ocorre na rede externa, basta apenas informar o endereço do local onde está ocorrendo o vazamento.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.